Cultura: Estação Pinacoteca exibe Encontros com Modernismo

Exposição traça um panorama com alguns dos núcleos fundamentais para a história da arte moderna e contemporânea

qui, 01/07/2004 - 11h02 | Do Portal do Governo

Com 75 obras do Stedelijk Museum Amsterdã, maior museu de arte moderna da Holanda, a Estação Pinacoteca exibe a mostra Encontros com Modernismo. A exposição traça um panorama com alguns dos núcleos fundamentais para a história da arte moderna e contemporânea, como a abstração, o minimalismo, a pop art, as tendências conceituais e seus desdobramentos na atualidade.

A seleção de 68 artistas inclui nomes como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Mark Rothko, Piet Mondrian, Wassily Kandinsky, Jackson Pollock, Georg Baselitz, Gilbert & George, Jannis Kounellis, Cindy Sherman, Julian Schnabel, Douglas Gordon, Jeff Koons e Marlene Dumas. Na pintura, quase sempre monocromática, pode-se destacar Barnett Newman.

A arte pop se manifestou com uma estética renovadamente figurativa. É o caso da obra pitoresca de Andy Warhol ou das pinturas no estilo de história em quadrinhos presentes nos museus mais importantes de arte contemporânea, e valem tanto quanto os quadros dos grandes mestres do século passado. Os trabalhos de jovens artistas são colocados em justaposição, em oposição e em paralelo com obras de uma geração anterior. Criam-se diálogos entre obras individuais dentro de diversos conjuntos, permitindo aos visitantes capturar as diferenças e as semelhanças.

Artistas brasileiros

A exposição funciona como um laboratório, possibilitando ao público estudar em detalhes obras de arte individuais e suas qualidades físicas. E, em seguida, perguntar-se sobre as possíveis relações existentes entre as obras de arte dos vários períodos do modernismo. Tem também 20 obras de artistas brasileiros, como Iberê Camargo, Nuno Ramos, Nelson Leirner, Amilcar de Castro, Lygia Clark, Willys de Castro, Daniel Senise, Cristiano Mascaro, Flávio de Carvalho e Bené Fonteles: este contraponto, selecionado por Ivo Mesquita, cria um diálogo com as peças do museu holandês a partir de obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

SERVIÇO:

A Estação Pinacoteca fica no Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo – Tel. 222-8968
De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas, até o dia 3 de outubro
Entrada: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

Eleta Maciel
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)