Cultura: Estação Pinacoteca abre a mostra Mestres do Modernismo

Vernissage será hoje à noite; público poderá visitar a exposição a partir de amanhã, dia 1º

ter, 31/08/2004 - 11h46 | Do Portal do Governo

Marcada pela rebeldia das vanguardas artísticas e pela valorização do novo e do original, a Semana de Arte Moderna de 1922 se revelou um festival de provocações aos padrões existentes e um marco para o surgimento do espírito de uma arte verdadeiramente brasileira. Uma mostra preciosa do melhor da produção que se seguiu nos anos e nas décadas seguintes ocupará as paredes da Estação Pinacoteca, na exposição Mestres do Modernismo. A vernissage será nesta terça-feira, às 19h30. O público poderá visitar a exposição a partir de amanhã, 1º de setembro.

São 50 obras que reúne artistas fundamentais do modernismo brasileiro da década de 1920. Além da Coleção Nemirovsky, há obras dos acervos da Pinacoteca do Estado, da Casa Guilherme de Almeida, do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e do Palácio da Boa Vista, em Campos do Jordão.

Fazem parte da mostra os quadros Antropofagia, São Paulo e Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral; Mulheres na Janela e Mulher e paisagem de Di Cavalcanti; Duas Crianças e Bananal, de Lasar Segall; O Beijo e Daisy (1921) de Victor Brecheret; Adalgisa e o artista, de Ismael Nery; Tropical, de Anita Malfatti; Mulher deitada, de Antonio Gomide.

Em cartaz até o final de junho de 2005, o evento oferece ao público uma oportunidade rara para apreciar um conjunto de obras que traçam um panorama de um período que rompeu com a estética vigente, influenciada pela arte européia. A exposição resultou de uma parceria firmada entre a Pinacoteca do Estado e a Fundação Nemirovsky.

Vernissage: Mestres do Modernismo
Data: Terça-feira, 31 de agosto de 2004
Horário: 19h30
Local: Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66 – Luz
Visitação: Até junho de 2005, de terça a domingo, das 10h às 18h. Grátis aos sábados
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada)