Cultura: Estação Pinacoteca abre a exposição ‘Pergaminhos do Mar Morto’

Mostra traz, pela primeira vez à América Latina, originais escritos há mais de 2 mil anos

sex, 26/11/2004 - 10h25 | Do Portal do Governo

Quem gosta de mergulhar na história das civilizações antigas terá a oportunidade de apreciar a partir deste sábado, dia 27, a exposição Pergaminhos do Mar Morto: Um Legado Para a Humanidade, na Estação Pinacoteca, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. A mostra traz, pela primeira vez à América Latina, preciosos fragmentos originais dos Pergaminhos do Mar Morto e 77 artefatos arqueológicos.

O acervo data de mais de dois mil anos e foi encontrado casualmente por beduínos em 1947 nas cavernas de Qumram, próximas, em Israel. São peças reunidas pela Israel Antiquities Authority, instituição que coordena toda a pesquisa arqueológica israelense, e pela Universidade de Tel Aviv.

Entre as escrituras, destaca-se a mais antiga Bíblia do Velho Testamento já encontrada e vários textos sobre a vida comunitária dos Essênios, uma seita que se isolou nas proximidades do Mar Morto e cujas práticas foram absorvidas pelo nascente Cristianismo. A exposição tem curadoria de Robert Kool e fica em cartaz até 27 de fevereiro de 2005.

Pergaminhos do Mar Morto: Um Legado Para a Humanidade
De 27/11 a 27/02/2004. De terça a domingo, das 10h às 18h.

Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo/SP
Tel.: (11) 222-8968
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). Grátis aos sábados.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)