Cultura: Estação Luz da Nossa Língua ganha novo parceiro

Os Correios formalizaram parceria no espaço dedicado à Língua Portuguesa

sex, 31/10/2003 - 7h56 | Do Portal do Governo

Os Correios são os novos parceiros no projeto Estação Luz da Nossa Língua. Nesta quinta-feira, dia 30, foi realizada a cerimônia de formalização da adesão. Participaram do evento Airton Dipp, Presidente dos Correios, Cláudia Costin, secretária da Cultura, José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, Gabriel Chalita, secretário de Estado da Cultura e Marta Suplicy, prefeita de São Paulo.

Os presentes assistiram a um vídeo institucional sobre o projeto, além da apresentação do site do projeto: www.estacaodaluz.org.br. Em seguida, Airton Dipp lançou o selo comemorativo, seguido da leitura de poemas de Carlos Drummond de Andrade pela atriz Rosamaria Murtinho.

O projeto Estação da Luz da Nossa Língua vai criar um espaço inédito de celebração da língua portuguesa em um dos mais belos e significativos monumentos históricos da cidade de São Paulo: a centenária Estação da Luz. No momento, o local passa por obras que vão permitir a integração trem-metrô e sua transformarão na principal porta de entrada para o centro histórico da cidade. O número de usuários da Estação da Luz deve aumentar de 50 mil para 300 mil pessoas por dia.

O projeto pretende atrair parte desse público e vai mostrar aos visitantes todos os campos de atuação da língua portuguesa: desde a história de seu surgimento no mundo e as transformações decisivas ao longo do tempo, até as variantes faladas nas diversas regiões sócio-culturais do Brasil. O projeto prevê também a utilização de tecnologia multimídia de última geração, que vai transformar a visita à Estação em um passeio informativo, cultural, lúdico e interativo. Entre as atrações, estão espaços dedicados à capacitação de professores, salas de pesquisa virtual, biblioteca circulante e apresentação de contadores de histórias e repentistas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Cultura

C.C.