Cultura: Espetáculos homenagearam o Dia do Músico na Capital e Interior

nd

sex, 23/11/2001 - 12h19 | Do Portal do Governo

São Paulo comemorou o Dia do Músico cantando e tocando. Nesta quinta-feira, 22, na Capital e Interior, a música tomou conta de praças públicas, estações do Metrô, escolas, bibliotecas e hospitais homenageando os profissionais que trabalham para o lazer.

O Dia da Músico foi a forma que a Secretaria da Cultura encontrou para brindar a população com atividades gratuitas de lazer cultural e demonstrar o reconhecimento ao trabalho de músicos e cantores, no dia dedicado a padroeira da categoria, Santa Cecília.

Na Capital, as apresentações foram realizadas simultâneamente ao meio-dia, em quatro estações do Metrô e às 18 horas na Praça Júlio Prestes, com um grande concerto, reunindo mais de 600 músicos de bandas e corais. No Interior, apresentações foram vistas em praças e locais públicos em mais de 170 municípios.

Entre as atrações estavam o Grupo de Trombones ULM, Quinteto de Metais, Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Banda Imaculada Conceição, Banda Municipal de Embu das Artes e bandas marciais dos colégios Progresso, João XXIII e Desenvolvimento.

História

A partir do século XVIII a música e os músicos começaram a sair do âmbito da igreja e alcançaram a sociedade, participando de eventos de caráter profano. Paralelamente houve a profileração de irmandades religiosas, entre elas as Cecilianas que tinham como idealizadora Santa Cecília, onde os músicos tinham o hábito de se filiar. Essas irmandades protetoras dos músicos, reconheciam a categoria como trabalhadora dando-lhes apoio e projeção.

Herdeiras do sistema medieval de organização do trabalho, estas irmandades puderam expandir o trabalho no sentido social e artístico. As bandas de música passaram ser ligadas a estas instituições religiosas e, posteriormente, Santa Cecília passou a ser protetora dos músicos e da música.