Cultura: Espetáculo inédito abre comemorações dos 450 anos de SP na catedral da Sé

Secretaria da Cultura em parceria com Abaçaí Cultura e Arte promovem encenação dramático-musical de Natal

seg, 15/12/2003 - 14h02 | Do Portal do Governo

Um espetáculo inédito na catedral da Sé abre as comemorações dos 450 anos de São Paulo no dia 18 de dezembro. A Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte promovem a encenação dramático-musical de um auto de Natal, com 100 atores representando a cena da natividade.

Será a primeira vez que essa manifestação artística, originária da era medieval, se realiza dentro da igreja, ocupando toda a nave e o presbitério.

O evento, com direção artística de Toninho Macedo e direção musical de Ari Colares, marca também os 50 anos de fundação da Catedral da Sé, comemorada no mesmo dia do aniversário da cidade – 25 de janeiro. Outras duas apresentações estão programadas no Mosteiro de São Bento.

A apresentação, intitulada Auto da Esperança, vai reviver a cena do nascimento de Jesus em oito jornadas (divisões cênicas) com atores e cantores, permeadas por narrativas e efeitos de som e luz. Sanfonas e violas se agregam à sonoridade do espetáculo, que terá a participação de 40 integrantes do Balé Juruá e do Coro Infantil de São Caetano, formado por 40 pessoas. Ao todo, serão executadas 29 músicas.

Também no Mosteiro

No Mosteiro de São Bento, a montagem cenográfica incorpora características arquitetônicas. Na catedral, a iluminação vertical, sem varas de distribuição, privilegia a arquitetura do espaço recém-reformado.

A produção, patrocinada pela Petrobrás, Sesc/SP e Uninove, é resultado de 15 anos de pesquisas acerca da cultura natalina tradicional de todo o País. De acordo com o diretor artístico, o teatro foi um importante elemento de catequização e evangelização, principalmente no fim da Idade Média, com vistas à divulgação dos ensinamentos religiosos.

“As encenações simples, mas de grande impacto, eram feitas no interior das igrejas e atingiam a grande massa da população. Enredos populares versavam sobre temas religiosos ou profanos, sugerindo o comportamento do povo e da aristocracia conforme a moral cristã.”

O tema da natividade sinaliza um momento de transformação, de esperança e reflexão. Na maior parte do Brasil, marca um ciclo compreendido entre 25 de dezembro e 6 de janeiro, dia de Santos Reis.

SERVIÇO:
Espetáculo: Auto da Esperança
Local: Catedral da Sé – Praça da Sé
Data: De 18 a 20, às 20 horas, e dia 21, às 15 e 20 horas
Local: Mosteiro de São Bento – Largo de São Bento
Data: Dias 22 e 23, às 20 horas

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)