Cultura: Espaço Nossa Caixa será inaugurado nesta quarta-feira, dia 14

Centro cultural será aberto com exposição de fotografia

qua, 14/01/2004 - 8h41 | Do Portal do Governo

Será inaugurado nesta quarta-feira, dia 14, às 19h30, o Espaço Nossa Caixa, localizado no edifício sede do Banco, no mezanino da agência Matriz – na Rua Álvares Penteado, 70, Centro. A partir do dia 15, o novo espaço será aberto ao público.

Essa é uma das iniciativas que compõem o Projeto SP 450 – Nossa Caixa o banco do coração de São Paulo. O Espaço Nossa Caixa será mais uma opção no roteiro cultural do centro da cidade.

Para a inauguração a Nossa Caixa preparou uma exposição com os fotógrafos Luiz Barros Braga e Pedro Hiller, com visões bem distintas da cidade. Luiz Braga tem um olhar mais romântico, mostra uma cidade mais ideal, remanescente de outras arquiteturas, núcleos de resistência contra o gigantismo e o anônimo.

De outro, Pedro Hiller, mais cruel nos registros da grande cidade, deserta, majestosa e caótica, com gigantes imaginários que dão uma sensação claustrofóbica. Um olhar que não tem receio de mostrar a poluição visual anestesiante, a desorganização urbana e os grandes espaços vazios.

O confronto dos dois registros não está só nas diferentes visões sobre São Paulo, mas também na técnica fotográfica utilizada: Braga lança mão da técnica tradicional, em preto-e-branco, com a foto revelada pacientemente em estúdio, e Hiller usa a técnica digital, colorida, com a foto tratada no vídeo, marca onipresente do mundo atual.

O Espaço Nossa Caixa está instalado no edifício sede do Banco – o Altino Arantes, ele próprio um prédio emblemático para a história da Instituição e da cidade de São Paulo.

Espaço Nossa Caixa

  • Mostra de longa duração com documentos e objetos da história do Banco;
  • Mostra temporária de fotografias de Luiz Barros Braga e Pedro Hiller;
  • Pequeno auditório para projeção de vídeos, filmes ou palestras a visitantes.

    Rua Álvares Penteado, 70 – Mezanino
    Telefones: 3244 6838 / 3244 6839
    Site: www.nossacaixa.com.br
    Inauguração para convidados – quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2004
    Abertura ao público – quinta-feira, dia 15 de janeiro de 2004
    Visitação: Dias úteis das 10h às 16h

    Da Assessoria de Imprensa do Banco Nossa Caixa

    C.C.