Cultura: Escolas de samba adotam o projeto São Paulo: Um Estado de Leitores

Rosas de Ouro será ser a primeira agremiação a contar com uma sala de leitura

seg, 25/04/2005 - 13h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura inaugura nesta terça-feira (26), às 15 horas, por meio do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, a primeira de uma série de onze salas de leituras em escolas de samba da capital paulista. A unidade, composta por 600 livros, fica na escola aberta na Rosas de Ouro, no bairro da Freguesia do Ó. A idéia é ampliar o acesso aos livros para os sambistas e moradores dos bairros onde estão instalados.

A solicitação partiu das próprias escolas e foi muito bem-vinda, uma vez que um dos principais projetos da atual gestão é o programa que incentiva a leitura por prazer. “Vamos torcer para que o São Paulo: Um Estado de Leitores seja enredo de uma delas no próximo carnaval”, comentou Claudia Costin, secretária da Cultura.

As próximas salas de leitura serão inauguradas nas quadras e barracões das escolas Águia de Ouro, Camisa Verde e Branco, Caprichosos do Piqueri, Gaviões da Fiel, Leandro de Itaquera, Obra Social Dom Bosco, Prova de Fogo, Torcida Jovem, Unidos do Peruche e Vai-Vai, em datas a serem definidas.

O São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. Com as recentes inaugurações, faltam apenas sete para cumprir a meta.

O programa também abriu 52 salas de leitura pela periferia da capital e Grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais da CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, uma no Centro Desportivo Baby Barione, outra no Espaço Cultural Comunitário Heliópolis, localizado na carceragem do 95º Distrito Policial, e mais duas no Centro de Detenção Provisória de Parelheiros.

Sala de Leitura na Escola de Samba Rosas de Ouro
Data: Terça-feira, 26 de abril de 2005
Horário: 15 horas
Local: Rua Cel. Euclides Machado, 1.066 – Freguesia do Ó – São Paulo/SP
Tel. (11) 3931-4555

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)