Cultura: Escolas de samba adotam o projeto São Paulo: Um Estado de Leitores

Rosas de Ouro deverá ser a primeira agremiação a contar com sala de leitura

sex, 08/04/2005 - 11h46 | Do Portal do Governo

Depois de levar bibliotecas públicas a quase todos os municípios do Estado de São Paulo – faltam apenas sete, que deverão receber o equipamento cultural em breve – o projeto São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria de Estado da Cultura, vai ocupar espaços nas escolas de samba da capital.

Águia de Ouro, Camisa Verde e Branco, Caprichosos do Piqueri, Gaviões da Fiel, Leandro de Itaquera, Obra Social Dom Bosco, Prova de Fogo, Rosas de Ouro, Torcida Jovem, Unidos do Peruche e Vai-Vai vão ter salas de leitura em suas quadras e barracões. A idéia é ampliar o acesso aos livros para os sambistas e para os moradores dos bairros onde estão instalados.

A solicitação partiu das próprias escolas e foi muito bem-vinda, pois o projeto SP: Um Estado de Leitores foi criado para estimular o prazer de ler. A Secretaria já começou a separar acervos para os espaços e, em maio, pretende inaugurar a primeira sala na Rosas de Ouro, da Freguesia do Ó. ‘Agora, vamos torcer para que o São Paulo: Um Estado de Leitores seja enredo de uma delas no próximo carnaval’, diz Claudia Costin, secretária de Estado da Cultura.

O projeto São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. Com as recentes inaugurações, faltam apenas sete para cumprir a meta. O programa também abriu 50 salas de leitura pela periferia da Capital e Grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira e uma no Centro Desportivo Baby Barione, no Parque da Água Branca.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)