Cultura: Encontro das Manifestações Cosmopolitas é destaque no Revelando São Paulo

Espetáculo acontece na Grande Arena nesta terça-feira, dia 13, às 18 horas

ter, 13/09/2005 - 12h54 | Do Portal do Governo

O VII Encontro das Manifestações Cosmopolitas é o destaque desta terça-feira, dia 13, no Revelando São Paulo 2005. A nona edição da maior festa de cultura popular do Estado – IX Festival da Cultura Paulista Tradicional – deve reunir mais de 600 mil pessoas, no Parque da Água Branca, até domingo, dia 18. Também estão disponíveis durante todo o dia, as visitas monitoradas.

À noite, começa na Grande Arena o espetáculo, com a apresentação de três grupos paulistas: Bloco de Pedra, com a dança Maracatu; Gesum e Juruá, com o espetáculo Côco; e Marília de Vita, com Batuque na Cozinha. Em seguida, o Núcleo Brincante Eremirim, de Osasco, traz ao público o tradicional Bumba Meu Boi. Os grupos Manjarra e Batakere, ambos da capital, apresentam respectivamente Cavalo Marinho e Côco, Maculelê e Dança-Afro. Encerrando a noite, estão os grupos: Sou Axé, de Votorantim; Afro-Imagem, de Itapira e Cia de Dança Baru – o grupo de Percussão Aurum, de Cotia, com espetáculos de axé, Dança-Afro e percussão.

O IX Festival da Cultura Paulista Tradicional reúne durante toda esta semana grupos representantes de cerca de 180 municípios do Estado. Eles apresentam aspectos culturais desconhecidos ou pouco divulgados da vida paulista e refletem toda a diversidade cultural do Estado.

Um pouco da história

O Revelando São Paulo foi criado em 1997 e tem por objetivo mostrar a diversidade cultural e promover o encontro entre o rural e o urbano. Danças e músicas regionais, culinária, artesanato, religiosidade e muitas outras coisas que caracterizam a cultura paulista são apresentadas durante a festa, realizada anualmente no Parque da Água Branca, na Capital.

Programa
Terça-feira, dia 13 – 18 horas
Grande Arena
VII Encontro das manifestações cosmopolitas
Encontro das manifestações aclimatadas na cidade de São Paulo: Jongo, Batuque, Samba de Caboclo

IX Festival da Cultura Paulista Tradicional
Até domingo, 18 de setembro
Parque Dr. Fernando Costa – Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.