Cultura: Edusp relança o Almanhaque do Barão de Itararé

nd

qui, 08/08/2002 - 20h01 | Do Portal do Governo

A Editora da USP (Edusp) relançou, em edição fac-similar, o Almanhaque para 1949, editado por Aparício Torelly, o ‘Barão de Itararé’. Jornalista, Torelly se destacou pelas sátiras que fazia a política e a sociedade no Brasil entre meados da década de 20 e o final dos anos 50. Nesse período, o ‘Barão de Itararé’ publicou o semanário de humor A Manha, uma alusão ao jornal carioca A Manhã. Durante o Estado Novo foi preso pelo governo de Getúlio Vargas e em 1946 elegeu-se vereador no Rio de Janeiro pelo Partido Comunista, que seria declarado ilegal no ano seguinte.

O nome ‘Almanhaque’ é um trocadilho com os almanaques populares da época e o nome A Manha. Como nos almanaques, a edição contém jogos, adivinhações, piadas, receitas e seções variadas – sempre em tom satírico. O livro é ilustrado por caricaturas, charges e desenhos feitos por Andrés Guevara e outros artistas gráficos da época, inclusive para anúncios comerciais feitos espcialmente para o ‘Almanhaque’.

A reedição do Almanhaque faz parte do ‘Projeto Barão’, coordenado por Sérgio Papi e José Mendes André, que desde 1988 tem resgatado a produção de Aprício Torelly. Uma parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP permitirá a conservação e o restauro do acervo pessoal de Torelly, que morreu em 1971, para torná-lo acesível a pesquisadores e permitir a criação de um site na Internet.

Agência USP de Notícias