Cultura: Editora Unesp lança livro sobre dilemas políticos e institucionais na América do Sul

O livro foi escrito pelos pesquisadores Fátima Anastasia, Carlos Ranulfo Melo e Fabiano Santos

ter, 11/01/2005 - 16h11 | Do Portal do Governo

As análises dos quadros políticos na América Latina geralmente apontam para os riscos de instabilidade de um sistema em que o presidente é eleito com minoria no Congresso, ou seja, onde existe uma ”combinação explosiva’ entre presidencialismo, multipartidarismo e representação proporcional’.

Mas a realidade política dos países do continente é formada por um sistema mais complexo, em que atuam diversos atores e mecanismos institucionais.

Para apreender esta complexidade, Governabilidade e representação política na América do Sul, uma co-edição da Fundação Editora UNESP e Fundação Konrad Adenauer, analisa as instituições políticas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Também reflete sobre como estas instituições afetam o comportamento e os resultados políticos e interagem com as características idealizadas da ordem democrática.

Com isso, tenta desvendar o dilema institucional compartilhado por todas estas nações, a saber: ‘quais são os arranjos institucionais compatíveis com sociedades que combinam heterogeneidades estruturais com pobreza e desigualdade social?’.

Para isso, discorre sobre os métodos empregados em cada um destes países para a constituição dos sistemas eleitorais e partidários, estuda a organização do Poder Executivo e como se dão as construções das maiorias governistas e analisa os padrões de interação entre os Poderes Executivo e Legislativo e as variáveis internas ao Poder Legislativo.

Também apresenta estudos sobre a crise institucional argentina, as perspectivas políticas na Venezuela e os desafios à institucionalização da democracia no Peru.

Governabilidade e representação política na América do Sul configura-se assim uma base tanto teórica quanto empírica para pensar o processo democrático e as condições para a estabilidade política e institucional no continente.

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP
C.A.