Cultura: Editora UNESP doa livros acadêmicos

Foram doados 250 exemplares para o programa 'São Paulo: um estado de leitores'

qui, 07/07/2005 - 17h44 | Do Portal do Governo

Em solenidade na sede da Secretaria de Estado da Cultura, o professor José Castilho Marques Neto, diretor-presidente da Fundação Editora da UNESP, doou 250 exemplares de livros acadêmicos para o programa ‘São Paulo: um estado de leitores’, da Secretaria de Estado da Cultura.

O evento contou com a presença do secretário da Cultura, João Batista de Andrade; do empresário José Midlin, presidente do Conselho Paulista de Leitura; representantes da Fundação Volkswagen e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que auxiliam no desenvolvimento do Programa. ‘A Editora tem incentivado este programa deste a sua fundação, em 2003. Estamos à disposição não apenas para doação de livros, mas para a realização de cursos por intermédio da Universidade do Livro’, declarou Castilho.

Na oportunidade, o secretário da Cultura anunciou o cumprimento da meta, em junho passado, da implantação de salas de leituras e bibliotecas em todos os municípios do Estado. ‘É preciso agora continuar o trabalho, com a ajuda dos parceiros deste projeto’, disse Andrade.

Segundo o coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb, até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham espaços para leitura. ‘Agora vamos fazer um trabalho de revitalização das salas de leituras já existentes, comprar acervo e computadores, principalmente para localidades distantes e carentes’. O programa abriu outras 53 salas de leitura pela periferia da cidade e na grande São Paulo, em conjuntos habitacionais, hospitais públicos, Centros de Integração da Cidadania, penitenciárias e escolas de samba.