Cultura: ‘É Tudo Verdade’ está em cartaz no Museu da Imagem e do Som

Festival exibe hoje os documentários Contos da Terra Sagrada, Comunidade do Sutil e Punainen Raketti

ter, 05/04/2005 - 10h26 | Do Portal do Governo

O finlandês Punainen Raketti e os brasileiros Contos da Terra Sagrada e Comunidade do Sutil são os documentários desta terça-feira, dia 5, na programação do ‘É Tudo Verdade’ – 10 º Festival Internacional de Documentários. Principal evento latino-americano dedicado à produção não-ficcional, o festival exibe os destaques das novas safras de documentários nacionais e internacionais.

Há sessões em diversos horários, no auditório e na sala multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), além de outras seis salas da capital paulista. Até o dia 10, serão exibidos 133 documentários e uma retrospectiva com os vencedores das edições anteriores. Neste ano, o festival homenageia dois mestres do gênero: o norte-americano Drew, autor de Primárias (1960) e Faces de Novembro (1964), e o argentino Fernando Birri fundador da influente escola de cinema na Província de Santa Fé, que completa 80 anos de idade este ano.

Para comemorar seus dez anos, o festival – criado e dirigido pelo crítico Amir Labaki – terá uma exposição no MIS, com os dez pôsteres criados pela designer e produtora Débora Ivanov. O conceito dos cartazes homenageou obras de renomados cineastas e fotógrafos que trabalham dentro da tradição documental, como Thomas Farkas, Johan van der Keuken, Chico Albuquerque, Geraldo de Barros, Walter Carvalho e Gal Oppido. Confira a programação no site www.mis.sp.gov.br

É Tudo Verdade – 10º Festival Internacional de Documentários
Museu da Imagem e do Som – Auditório e Sala Multimídia
Av. Europa, 158, Jardins. Tel.: (11) 3062.9197
70 lugares. Grátis

Confira a programação!

Dia 05 de abril
15h00 – Horizonte: Punainen Raketti (O Foguete Vermelho) – Marja Pensala (Finlândia, 51’, cor/p&b, vídeo, 2003)
17h00 – DOCTV: Contos da Terra Sagrada – Silvana Corona/José Luiz de Carvalho Curitiba/PR, 55’, cor, vídeo)
19h00 – DOCTV: Comunidade do Sutil – Adriano Justino (Curitiba/PR, 55’, cor, vídeo)