Cultura: DVD do Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo é lançado nesta segun

Material traz manifestações como Catira, Cavalhada, Folia de Reis, Folia do Divino, Jongo, Romaria

seg, 29/08/2005 - 11h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura lança nesta segunda-feira, dia 29, o primeiro DVD do Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo, no Campus Memorial da Universidade Uninove, na Barra Funda. O filme, dirigido pelo cineasta Fernando Mattar, reúne imagens do maior evento cultural do Estado, em 2003.

No material coletado estão as diversas manifestações significativas da cultura tradicional do Estado, entre elas os grupos de Congadas do Litoral Norte, Batuque, Bonecões, Caminhoneiros, Catira, Cavalhada, Folia de Reis, Folia do Divino, Jongo, Romaria, Sanfoneiros, São Gonçalo, Tropeiros e Violeiros. Antes do lançamento, haverá um encontro com professores das redes oficial e particular de ensino.

Revelando São Paulo

Você não deve perder também a nona edição do Revelando São Paulo, que vai ocorrer entre 10 a 18 de setembro, no Parque da Água Branca, na Capital. Mais de 600 mil pessoas devem prestigiar o 9º Festival da Cultura Paulista Tradicional, que reunirá representantes de cerca de 180 municípios. Durante a festa, serão apresentados aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida paulista, refletindo toda a diversidade cultural.

Um pouco da história

O Revelando São Paulo foi criado em 1997 e tem por objetivo mostrar a diversidade cultural e promover o encontro entre o rural e o urbano. Danças e músicas regionais, culinária, artesanato, religiosidade e muitas outras coisas que caracterizam a cultura paulista são apresentadas no grande festa. Desde então, o projeto é realizado anualmente no Parque da Água Branca, na Capital.

Lançamento do DVD Festival da Cultura Paulista Tradicional

Dia 29, segunda-feira, a partir das 14h
Uninove – Rua Adolfo Pinto, 109, Metrô Barra Funda

IX Festival da Cultura Paulista Tradicional

De 10 a 18 de setembro
Parque Dr. Fernando Costa – Parque da Água Branca
Avenida Francisco Matarazzo, 455
www.darc.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura

J.C.