Cultura: Domingo tem música clássica no Parque Ecológico de Campinas

Maestro Diogo Pacheco se apresenta a partir das 11 horas

sex, 12/12/2003 - 16h27 | Do Portal do Governo

O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas, vai ser o cenário para a apresentação do maestro Diogo Pacheco e sua orquestra, no próximo domingo, dia 14, às 11 horas, integrando os acordes de peças de Mozart, Villa-Lobos, Bach e outros, aos 285 hectares de área verde.

O evento, denominado “Acorde para o Meio Ambiente”, está sendo organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, em parceria com a Pró-Cultura, com entrada gratuita, solicitando-se apenas que o público traga um quilo de alimento não perecível para a campanha Fome Zero. O parque se localiza na Rodovia Heitor Penteado, km 3, Jardim das Palmeiras, em Campinas.

O programa do concerto é o seguinte: abertura com o Hino Nacional Brasileiro, “Trumpet Voluntary”, de Henry Purcell, Pequena Serenata Noturna – Primeiro Movimento, de Wolfgang Amadeus Mozart, Protofonia do Guarany, de Antônio Carlos Gomes, Prelúdio das Bachianas nº 4, de Heitor Villa-Lobos, Vozes da Primavera (valsa), de Johann Strauss, Bolero, de Ravel, e Abertura 1812, de Tchaikowsky.

O parque

Depois do concerto, o público poderá se deleitar nos amplos espaços verdes do Parque Ecológico, que tem 100 hectares abertos à visitação. Essa unidade de conservação é a antiga Fazenda Mato Dentro, formado por atrativos como o Casarão, Capela e Tulha, que constituem patrimônios tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico, Arquitetônico, Histórico e Turístico (CONDEPHAAT).

A área é utilizada desde 1937 pelo Instituto Biológico, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado, que instalou uma Estação Experimental no local. Somente em 8 de junho de 1987 é que a área foi transformada em parque, por meio do Decreto 27.071, que atribuiu à Secretaria do Meio Ambiente a responsabilidade pela sua administração.

Hoje, o Parque Ecológico passa por um processo de revitalização, com a recuperação das edificações e da infra-estrutura, segundo um projeto orçado em aproximadamente R$ 4,9 milhões, que será custeado pela iniciativa privada.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S.