Cultura: Documentário ‘Persona non Grata’ de Oliver Stone é tema de debate

Hoje, às 20h30, no MIS

qua, 27/08/2003 - 15h30 | Do Portal do Governo

Dentro de sua programação de reabertura, o Museu da Imagem e do Som promove hoje, às 20h30, uma sessão extra do polêmico documentário de Oliver Stone, “Persona Non Grata”, seguido de um debate com os convidados Paulo Daniel Farah e Celso Garbarz.

Transmitido em junho passado pela TV norte-americana HBO (para a qual foi produzido), e sem data prevista de lançamento no Brasil, “Persona Non Grata” foi filmado em 2002, em apenas cinco dias, em pleno recrudescimento da violência na região.

Oliver Stone (diretor de “Assassinos Por Natureza” e “Nascido em 4 de Julho”) percorreu Jerusalém, Tel Aviv e Ramallah, capital da autoridade palestina, explorando as ruas onde pessoas tentam levar uma vida comum e encontrando-se com os líderes de ambos os lados, que decidem seus destinos, como os ex-primeiros ministros de Israel, Shimon Peres, Benjamin Netanyahu, e Ehud Barak; os diplomatas europeus, Miguel Moratinos e Christian Jeuret; o porta-voz do grupo Hamas e um grupo de soldados mascarados da brigada de Martyr al Aqsa.

À medida em que Stone tentava alcançar o presidente palestino Yasser Arafat, deparava-se com a realidade sangrenta da região. O documentário traz cenas, como a de um suicida palestino que mata 20 israelenses no massacre de Passover; a retaliação militar israelense que fecha as ruas de Ramallad e destrói o palácio de Arafat, entre outras

Sem perder de vista a esperança de uma solução da pacífica, “Persona Non Grata” oferece uma visão particular de um dos mais turbulentos conflitos da atualidade.

Sobre os convidados:
Daniel Farah é jornalista, articulista-colaborador da Folha de São Paulo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, ganhador do Grande Prêmio de Jornalismo da Folha pela cobertura da Intifada (2001) e autor de vários livros.

Celso Garbarz é ativista do movimento de paz em Israel por 30 anos, diretor da principal organização de direitos humanos em Israel que se preocupa com os territórios palestinos ocupados. Foi por 5 anos membro do comitê executivo internacional da Anistia Internacional, em Londres.

Documentário: Persona Non Grata – 67 min.
Exibição: dia 27, quarta-feira, às 20h30
Após o filme debate com Celso Garbarz e Paulo Farah

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – Sala Multimídia (70 lugares)
Av. Europa 158 – Jd. Europa. Tel: (11) 3062.9197
Entrada franca, retirar senhas com uma hora de antecedência.

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br