Cultura: Dia Nacional do Samba reúne personalidades no Teatro Sérgio Cardoso

Encontro com sambistas será realizado às 19 horas

qui, 02/12/2004 - 12h51 | Do Portal do Governo

Pelo terceiro ano consecutivo é comemorado em São Paulo o Dia do Samba, em 2 de dezembro. O evento, que começou timidamente, sempre contou com a participação da Secretaria de Estado da Cultura. Este ano, a data volta a ser celebrada no Teatro Sérgio Cardoso. Em forma de papo de botequim – com mesas, cadeiras e garçons –, artistas convidados conversam e cantam clássicos do gênero no evento Encontro com Sambistas.

Entre eles, Carlinhos do Cavaco, Grupo do Samba da Vela, T Kaçula e Samba Autêntico, Carolina Soares e muitos outros. Um ritual deve ser seguido que é a homenagem aos precursores com a apresentação de Jongo e Batuque.

A origem do Dia do Samba é das mais curiosas: tem a ver com o compositor mineiro Ary Barroso. Ele compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, em exaltação à Bahia, sem nunca ter visitado a capital baiana. A primeira vez que o fez foi num 2 de dezembro. Por isso, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava aquele o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor.

A partir desse acontecimento, a data tornou-se um pretexto para celebrar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros. Atualmente somente três cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Teatro Sérgio Cardoso
R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, (0xx11) 3288-0136
Acesso a portadores de deficiência física.
www.teatrosergiocardoso.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura