Cultura: Di Cavalcanti é destaque nos 15 anos do Memorial da América Latina

Mostra exibe 46 obras selecionadas entre as mais de 570 que pertencem ao acervo do MAC

seg, 29/03/2004 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina comemora 15 anos de fundação com a exposição Di Cavalcanti. Para festejar a data, apresenta ao público 46 obras selecionadas entre as mais de 570 que pertencem ao acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC).

A mostra exibe desenhos, aquarelas e óleos que revelam, além da marcante presença da figura feminina, aspectos pouco conhecidos da trajetória do artista, como naturezas-mortas, paisagens, cenários, ilustrações e caricaturas. Os desenhos compõem uma exposição itinerante que o MAC promove desde 1997 e que já passou por cidades brasileiras como Santos e Londrina, além de Chile, Argentina, Colômbia, Bolívia e Venezuela.

A escolha de Di Cavalcanti para comemorar o aniversário do Memorial é também mais uma homenagem aos 450 anos de São Paulo.

Um dos inspiradores da Semana de Arte Moderna de 1922, Emiliano Di Cavalcanti morou na cidade entre 1917 e 1923, quando freqüentou a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Nesse período, integrou-se ao grupo de intelectuais e artistas como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e outros. Os laços com a cidade permaneceram e o pintor participou como artista convidado da 1ª Bienal de São Paulo, no Museu de Arte Moderna (MAM) e nas sucessivas edições do evento.

Destaque para as mulheres

A exposição assinala o universo da arte de Di Cavalcanti a partir dos núcleos trajetória (apresentando as buscas temáticas e técnicas do artista, representadas em cenas do cotidiano, paisagens e retratos, projetos, ilustrações e figuras humanas) destacando a expressividade dos traços e a sensualidade das formas, tanto nas figuras femininas que ocupam lugar de destaque na obra como na sátira político-social – projetos gráficos e documentos – fotografias do artista em seu atelier, uma carta dirigida a Mario de Andrade e a capa do catálogo criada por Di Cavalcanti para a exposição da Semana de Arte Moderna.

SERVIÇO

Exposição Di Cavalcanti: – coordenação: Elza Ajzenberg. Vai até o dia 18 de abril (de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas).
Local: Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 (portões 4, 5 e 6) – Barra Funda – SP – capital – Telefone (11) 3823-4705. Entrada franca

Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)