Cultura: Definidos os 13 municípios que receberão as oficinas e cursos do Pró Banda

Programa do Conservatório de Tatuí já beneficiou mais de 13 mil instrumentistas

qua, 24/08/2005 - 11h59 | Do Portal do Governo

Foram definidos os 13 municípios que receberão o projeto Pró Bandas a partir do próximo mês de outubro. O projeto, criado pelo Conservatório de Tatuí há oito anos, já beneficiou mais de 13 mil instrumentistas paulistas com oficinas técnicas de regência e cursos específicos para os instrumentos de flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão.

A sétima edição do Pró Bandas acontece nos municípios de Andradina, Itararé, Assis, Espírito Santo do Pinhal, Peruíbe, Jacareí, Fernandópolis, Presidente Prudente, Barretos, São Simão, Bragança Paulista, Lorena e Bastos. As cidades, durante um final de semana, recebem equipe de professores do Conservatório de Tatuí, considerada a maior escola de música da América Latina, para aperfeiçoamento musical e, principalmente, para fomentar e manter as bandas municipais, as instituições musicais mais antigas de que se tem história. O próximo Pró Bandas acontece dias 8 e 9 de outubro e termina dias 26 e 27 de novembro.

As oficinas técnicas para maestros e músicos de bandas acontecem em dois dias: sábado (8h30 às 12h e das 14h30 às 18h) e domingo (8h30 às 11h30 e com encerramento às 12h). As datas foram definidas em parcerias com as prefeituras dos municípios, que também apoio a realização do projeto.

Além dos cursos de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão, os municípios também receberão cursos de informática aplicada à música e improvisação e arranjos.

As cidades de Andradina, Itararé e Assis recebem o Pró Bandas nos dias 8 e 9 de outubro. Já Espírito Santo do Pinhal, Peruíbe e Jacareí recebem as oficinas dias 15 e 16 do mesmo mês. Ainda em outubro, nos dias 29 e 30, as aulas serão em Fernandópolis, Presidente Prudente e Barretos.

Em novembro, nos dias 19 e 20, o Pró Bandas vai até São Simão, Bragança Paulista e Lorena. E, dias 26 e 27, o projeto termina em Bastos.

As inscrições para participar das oficinas são gratuitas e devem ser feitas nos próprios municípios, junto aos departamentos de cultura.

O concerto especial de encerramento será dia 1º de dezembro, às 16h, no auditório ‘Simon Bolívar’, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na ocasião, também ocorrerá a entrega de partituras em CD-Room a todos os regentes que participaram do evento.

O Pró Bandas

O Programa de Apoio às Bandas, Pró Bandas, foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura e é coordenado pelo Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’, de Tatuí. Seu objetivo é reciclar, reestruturar e apoiar as bandas de música de Estado de São Paulo, o programa oferece métodos e técnicas como subsídios para a formação de novas gerações de músicos e maestros.

Ao longo de sua história, o projeto sempre visou fomentar a política cultural no interior do Estado de São Paulo e resgatar as mais antigas manifestações musicais da história. Atualmente, o Pró Bandas – Programa de Apoio às Bandas mostra-se como veículo eficaz na reciclagem e reestruturação das bandas de música, além de apresentar fortes subsídios para a formação de novas gerações de músicos e maestros.

Consolidado como um dos mais sérios e importantes projetos culturais voltados para as atividades desenvolvidas pelas bandas de música, o Pró Bandas – Programa de Apoio às Bandas, resgata o passado, aprimora o presente e antecipa o futuro para as bandas de música.

O resultado das oficinas é a consolidação das informações técnicas e musicais apresentadas nas áreas de instrumentos e regência. Para os músicos espalhados por todo o interior paulista, ela representa oportunidade de aprimoramento e, para as comunidades onde vivem, facilidade de acesso à cultura e boa música.

Ao longo de seis edições, o projeto Pró Bandas beneficiou, diretamente, 13.018 regentes e instrumentistas. A cada ano, o projeto é implantado em cidades sedes e atrai músicos das mais diferentes regiões.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí

C.C.