Cultura: Curso transforma bibliotecas públicas em espaço sociocultural

Iniciativa vai permitir atividades mais abrangentes, em benefício das comunidades

sex, 16/05/2003 - 10h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura convoca os municípios paulistas para se inscreverem no Curso de Capacitação para Dinamização e Uso da Biblioteca Pública. O curso é resultante da parceria entre o Ministério da Cultura, o Sebrae e o Instituto de Pesquisas e Estudos da Cultura e Educação (Ipec) e será ministrado nas bibliotecas. Das cinco mil vagas ofertadas para todo o País, três mil são para o Estado de São Paulo.

A Secretaria de Estado da Cultura detalhará, aos prefeitos e secretários de Cultura do Interior, todas as informações sobre o curso, dia 22, às 13 horas.

As autoridades tomarão conhecimento das iniciativas práticas realizadas nas bibliotecas que dinamizaram seus espaços. Essas unidades passaram a oferecer serviço mais abrangente com resultados positivos para as atividades literárias. Entre as ações para dinamizá-la, está a formação das Associações dos Amigos da Biblioteca, por meio da qual as unidades podem captar recursos, promover eventos, concursos e melhorias na infra-estrutura das bibliotecas de cada cidade. Com a Associação, elas também podem fortalecer a interação com a comunidade.

Nova função social

Em São Paulo, 74 municípios já estão participando do Curso de Capacitação para Dinamização e Uso da Biblioteca Pública, que será levado a todas as cidades, mesmo àquelas que ainda não têm bibliotecas. O treinamento incluirá 10 aulas, aplicadas com recursos de vídeo e exercícios de assimilação e destinam-se aos funcionários, dirigentes e também à comunidade.

Esse treinamento, pretende conscientizar o público a respeito da nova função das bibliotecas, como um equipamento sócio-cultural. Nesse ambiente, além da leitura (para estudo e lazer), podem-se encontrar outros serviços e informações. Com esse curso, elas podem se estruturar para oferecer atividades diversas, como encontro com escritores, hora do conto, ampliar seu público e abrir espaço para grupos específicos, como a terceira idade, as donas-de-casa, entre outros.

“A biblioteca moderna é um pólo de ação social, onde pode funcionar um balcão de informações, importante para integração da comunidade”, considera a coordenadora da Divisão de Bibliotecas da Secretaria de Estado da Cultura, Elvia Jordão. Ela salienta que inúmeras atividades podem ser desenvolvidas nas bibliotecas, como saraus literários, leituras dramáticas, oficinas de contadores de história e ainda funcionar como referencial para orientar as pessoas sobre as atividades da região.

SERVIÇO
Informações pelo telefone (11) 3351-8086 / 8069 – Divisão de Bibliotecas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Site: divbibliotecas.sp.gov.br
e-mail: divbibliotecas@sp.gov.com.br
Projeto Biblioteca em Ação – Em Brasília – (61) 347-7939
www.bibliotecaemacao.com.br

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

(AM