Cultura: Crianças ‘guarani’ gravam CD

Gravações começam dia 20 de novembro

qua, 13/11/2002 - 15h45 | Do Portal do Governo

De 20 a 24 de novembro, crianças de 10 aldeias guaranis, estarão gravando seu 2º CD dentro do projeto ‘Memória Viva’ – Nande Arandu Pyquá – Nossa Bela Senhora, patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura. As canções abordam temas religiosos infantis, temas para flauta tocadas em dueto por mulheres guarani (mimby kunhã ou flautas das mulheres), temas de acalanto cantadas por um pajé de 90 anos e temas da dança do Tangará. Todos estes cânticos e temas musicas integram a tradição milenar guarani e chegaram até nós por meio do ensinamento dos mais velhos às sucessivas gerações.

O objetivo da gravação do CD é ajudar a recuperar práticas culturais que estavam sendo gradualmente abandonadas, além de fortalecer a união entre índios guaranis em torno de seus valores tradicionais e religiosos.

Cerca de 250 crianças e músicos estarão participando diretamente da gravação. Está prevista a presença de 400 guaranis entre crianças, jovens, lideranças e líderes religiosos (pajés e rezadores). A gravação incluirá cânticos apresentados individualmente pelos corais e temas que serão cantados e registrados conjuntamente pelos dez corais.

Durante o processo de gravação será realizado um evento no sábado, dia 23 de novembro, das 13 às 16 horas, na aldeia Krukutu. No evento, os dez corais farão uma apresentação dos cânticos que serão gravados, numa manifestação a favor da paz mundial e pelo respeito à diversidade cultural.

O projeto prevê a tiragem inicial de 3.000 CDs que serão distribuídos entre as aldeias que integram o Instituto Teko Arandu para serem revendidos. Todos os recursos serão destinados para projetos que beneficiem as crianças destas aldeias e controlados pelas lideranças das comunidades.

As ações do projeto tiveram início em janeiro de 1997 e apresentaram, como primeiro resultado, o CD ‘Mbora’i Mbya – Kohhichoty Kipaee’ contendo cinco músicas Guarani e duas músicas Terena. Participaram da gravação crianças e músicos Guarani da Aldeia Morro da Saudade, localizada na Capital e dois músicos Terena da Aldeia Araribá.

Local e data da gravação: Aldeia Krukutu, São Paulo, SP. Esta aldeia fica localizada no distrito de Parelheiros, zona sul de São Paulo. O acesso pela estrada Barragem e, em seguida, pela estrada do Curucutu.

As sessões de gravação acontecem entre os dias 20 e 24 de novembro. A chegada das delegações está prevista para o dia 19 de novembro à tarde. Elas ficarão hospedadas nas aldeias Krukutu e Tenondé Porã (Morro da Saudade), localizadas a oito quilômetros do local da gravação.

Mais informações no site www.cultura.sp.gov.br

G.B.