Cultura: Conservatório de Tatuí terá Curso de Férias

Curso vai de 10 a 24 de julho

seg, 04/07/2005 - 10h28 | Do Portal do Governo

Nem todos os estudantes esperam ansiosos pelo mês das férias. Em Tatuí – cidade localizada a 100km do Estado de São Paulo – estudantes do Brasil inteiro e da América Latina disputam vagas para poder estudar durante o mês de julho. Para a segunda edição do ‘Curso de Férias’, foram 396 candidatos para 180 vagas, numa média de 2,2 para cada bolsa oferecida. O ‘Curso de Férias’ oferece aulas para todos os instrumentistas, forma duas bandas inteiras e, ainda, conta com 24 palestras e 12 concertos que atraem a Tatuí nomes internacionais.

O ‘Curso de Férias’ foi criado pelo diretor do Conservatório de Tatuí Antonio Carlos Neves Campos com objetivos de oferecer ensino de qualidade. Com foco nas atividades pedagógicas, o curso resgata a tradição do antigo Festival de Inverno de Campos do Jordão, cujo principal objetivo era oferecer oportunidade de aprofundamento musical a instrumentistas dos quatro cantos do país.

Em Tatuí, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar-se em seus instrumentos e praticar o conhecimento em bandas. Serão duas Big Bands de Bolsistas, que farão concertos nos dias 16, 17 e 23. No último, o grupo de estudantes será regido pelo americano Mark Whitlock.

Além das aulas diárias aos bolsistas, o ‘Curso de Férias’ oferece palestras e concertos. São 24 palestras, com os mais variados temas. Osvaldinho da Cuíca, por exemplo, faz palestra com o tema ‘Sobre a Magia do Samba’. Já Caetano Rodrigues vem a Tatuí para falar sobre o livro que escreveu em parceria com o integrante dos Titãs, Charles Gavin, denominado ‘Bossa Nova e Outras Bossas’ – o livro trata da arte e design das capas e Lps desse período da música brasileira. Outras duas palestras que também merecem destaque são ‘Iluminação em Teatro e Dança’, a ser ministrada por Roberto Gil, e ‘Prevenção de Problemas Físicos’, na qual a fisioterapeuta Sandra Maria Watanabe fala sobre como os instrumentistas devem proceder para evitar doenças como a tendinite e a LER.

Os concertos foram programados para atrair a todos os gostos. Após a abertura no dia 10 pela OSB (Orquestra de Sopros Brasileira), são destaques no ‘Curso de Férias’ o concerto da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (dia 15); o musical ‘Os Doze Trabalhos de Hércules’ (dia 23); e o concerto de encerramento com a Orquestra Jovem de Nova Iorque (dia 24).

Os concertos terão ingressos vendidos a R$ 3. As palestras são gratuitas, mas são oferecidas somente 40 vagas (20 delas para bolsistas). A programação completa com horários e locais dos eventos é encontrada no site www.cdmcc.com.br.