Cultura: Conjunto Habitacional da Vila Prudente recebe a 67º Sala de Leitura do Estado

Forasm beneficiadas 750 famílias com a doação de 600 livros e duas estandes

ter, 13/09/2005 - 16h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura inaugurou nesta terça-feira, dioa 13, a 67.ª Sala de Leitura do Estado, dessa vez na Associação de Mulheres do Jardim Colorado, no Conjunto Habitacional Vila Prudente, zona leste da cidade.

A iniciativa, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CDHU), da Secretaria da Habitação, vai beneficiar cerca de 750 famílias com a doação de 600 livros e duas estantes.

São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de incentivar o prazer da leitura e facilitar o acesso aos livros. Em maio deste ano, o programa alcançou uma de suas principais metas: zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas. A ação é fruto de esforço da Secretaria da Cultura, em conjunto com prefeituras e iniciativa privada.

A iniciativa privada contribuiu com o processo de implantação de salas e bibliotecas, além de doar livros e materiais. Entre as empresas que aderiram ao programa, destacam-se: Banco do Brasil, ABN AMRO Bank, Santander Banespa, BankBoston, Instituto Itaú Cultural, Grupo Silvio Santos, Bovespa, Tim, e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e as fundações Nestlé, Camargo Correia, Telefônica e Victor Civita. Às Prefeituras coube oferecer as áreas para a implantação dos espaços de leitura, além dos profissionais para operá-los.

Além das bibliotecas, o programa abriu mais de 60 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, em locais como: conjuntos habitacionais do CDHU, hospitais públicos, escolas de samba, Centros de Integração da Cidadania, Centro de Detenção e Penitenciária e centros esportivos e culturais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura