Cultura: Condephaat tomba prédio do antigo Banespa

O prédio está situado na praça Antonio Prado, Nº 9, no Centro de São Paulo

qui, 03/07/2003 - 15h45 | Do Portal do Governo

O prédio do antigo Banespa, situado na praça Antonio Prado, Nº 9, no Centro de São Paulo, está preservado pelo patrimônio histórico. Ele foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) como um dos exemplares mais significativos da linguagem art déco na arquitetura paulistana dos anos 30.

A construção, em estrutura de concreto e alvenaria de tijolos, projeto de Álvaro de Arruda Botelho, é de 1935, concluída em 1938. Mantém como características principais, o emprego de materiais nobres e acabamento requintado.

Com o tombamento, estão preservados também os detalhes internos: elementos decorativos e artísticos, pisos, barramentos e portais em mármores, granitos, granilite e mosaico romano; serralheria artística em ferro e bronze; bronzes artísticos, lustres e apliques em alabastro;luminárias originais; vidros, espelhos, cristais e vitrais artístico;esculturas do salão da agência bancária, revestimentos internos e externo sem granilite e estuque, além de componentes mecânicos, como elevadores, relógios e caixa-forte.

O primeiro Banco de São Paulo

A história do Banco de São Paulo coincide com a da República quando, em outubro de 1889, D. Pedro II e o Visconde de Ouro Preto assinaram carta de autorização para funcionamento da primeira instituição financeira de SãoPaulo.

Foi um banco emissor de dinheiro até 1892, quando foi formulada nova política monetária pelo governo republicano. Ao lado do Comind e do Comercial, o Banco de São Paulo figurava entre asinstituições financeiras mais importantes e tradicionais da primeira metade do século.

Transformado em negócio de família pelos Almeida Prado, permaneceu sob a superintendência dos herdeiros até sua venda para o Banespa em 1973. Figura agora, entre os bens culturais do Estado de São Paulo, com suas características originais preservadas. As intervenções devem serpreviamente autorizadas pelo Condephaat.

Da Secretaria estadual da Cultura
-C.M.-