Cultura: Concursos revelam talentos do Estado

Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda é uma das opções

seg, 08/08/2005 - 12h03 | Do Portal do Governo

A produção cultural tem muitos caminhos para revelar novos talentos. Os concursos são os mais procurados pelos artistas em início de carreira. A Secretaria de Estado da Cultura aposta neste caminho e realiza diversos concursos de arte e cultura ao longo do ano. É importante observar que o número de participantes tem aumentado a cada edição. Confira aqui os concursos que serão realizados neste semestre. Faça a sua inscrição e solte a sua imaginação.

A Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda de São Carlos está com as inscrições abertas, até dia 8 de outubro, para o Concurso Fotográfico Sérgio Buarque de Holanda. O tema da terceira edição é Brasil: mostra a tua cara. A oficina também está promovendo a primeira edição da versão literária do concurso, que tem como tema a flora e fauna brasileira. Através de imagens, versos ou prosas os dois eventos vão revelar a cultura e costumes das diferentes regiões do Brasil. “Recebemos trabalhos de artistas de todo país, inclusive de brasileiros residentes no exterior”, conta Antonio Stefani, curador do concurso. “Na edição passada, o concurso recebeu mais de 500 inscrições”, revela Stefani. A divulgação dos resultados deve sair no dia 30 de outubro.

No litoral, já começaram os preparativos para o 3º Festival Curta Santos, da Oficina Cultural Pagu. As inscrições vão até 20 de agosto e o julgamento está previsto para o mês de setembro. O concurso premiará os melhores curtas-metragens produzidos nos formatos: documentário, ficção ou animação. “Além de incentivar o cinema, o evento pretende formar platéias e qualificar a produção”, explica Antônio Dantas, diretor do Curta Santos, que hoje é considerado um dos festivais mais importantes voltado à produção cinematográfica não profissional.

Já na capital, o II Concurso Fotográfico Mulher mostra Mulher, promovido pela Assessoria para Gênero e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura, escolherá as melhores fotografias em duas categorias: preto & branco e cor. Este concurso é dirigido somente ao público feminino. Neste ano, os trabalhos deverão retratar a essência da alma das adolescentes. O resultado será divulgado durante o mês de setembro.

Inscrições e informações:

III Concurso Fotográfico Sérgio Buarque de Holanda
I Concurso Literário Sérgio Buarque de Holanda
Inscrições até 08 de outubro
Oficina Cultural Regional Sérgio Buarque de Holanda
São Carlos
Tel: (16) 3372-8882 / 3372-9624

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.