Cultura: Concertos matinais recebe Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil

Apresentação será neste domingo dia 5, às 11 horas

qua, 01/06/2005 - 10h28 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil da Escola Municipal de Música é atração dentro do projeto Concertos Matinais no próximo domingo, dia 5 de junho, às 11h. Regida pela maestrina Gretchen Miller, a orquestra executará as obras Sinfonia dos Brinquedos, de Joseph Haydn; Procissão do Sardar, de M. Ippolitov-Ivanov; Concerto para um arco só, de R. Meyer, Finale do Concerto n° 2 para piano, de Rachmaninov; Peny Whistle Jig, de Henry Mancini; Valsa das Flores, de Tchaikovsky; Dança Húngara n° 6, de Johannes Brahms; Concerto para Xilofone, de Osvaldo Lacerda; e Dança do Marinheiro Russo, de R. Gliére.

O projeto Concertos Matinais foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de democratizar o acesso à música e formar novas platéias. Os espetáculos são sempre nas manhãs de domingo e têm ingressos vendidos a preços populares: R$ 2,00 na bilheteria e R$ 1,00, se comprado com antecedência nas unidades do Poupatempo Sé e Itaquera.

Coordenada pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM), a programação de 2005 tem direção artística de Clodoaldo Medina. Na edição 2004, foram realizadas 30 apresentações, atingindo 36 mil pessoas. A média de público no ano passado bateu a casa de mil espectadores por concerto.

A Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil da Escola Municipal de Música, fundada em 2002, congrega 125 crianças e adolescentes a partir de seis anos de idade. O objetivo é proporcionar a essas crianças e adolescentes do grupo a necessária prática instrumental de conjunto e o prazer de tocar um instrumento. Já se apresentou no Teatro Paulo Eiró, Theatro São Pedro, Teatro Municipal de Santo André, Teatro Municipal de São Paulo e Sala São Paulo.

Gretchen Miller é natural do Arizona(EUA. Além de maestrina da Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil, é regente da Orquestra de Câmara Porto Seguro. Fundadora e regente da Orquestra Filarmônica Infanto Juvenil de São Paulo durante dez anos, comandou as turnês para os Estados Unidos e Alemanha. Também foi regente da orquestra de Câmara Souza Lima e Orquestra Juvenil São Paulo.

Veja a programação de 2005 em Roteiro no site: www.cultura.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
M.J.