Cultura: Concerto regido por Kurt Masur encerra o Festival Internacional de Inverno

Maestro se apresenta com a Orquestra Acadêmica na Sala São Paulo, no próximo domingo

sex, 29/07/2005 - 14h28 | Do Portal do Governo

O 36º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luis Arrobas Martins encerra sua temporada 2005 neste fim de semana com recordes de bilheteria e público. O maior espetáculo de música clássica da América Latina fecha as apresentações neste domingo, dia 31, na Sala São Paulo, na capital.

O dia de hoje será aberto com o Recital de Piano do Festival, no Palácio Boa Vista, e o grande destaque da noite é a apresentação da Orquestra Acadêmica, sob a regência do reconhecido maestro e humanista, o alemão Kurt Masur, de 78 anos, no Auditório Claudio Santoro, às 21 horas. No programa, as peças Adágio para Cordas, Op. 11, de Samuel Barber; Abertura Festival Acadêmico em dó menor, Op. 80, de Brahms, e Sinfonia Nº 1 em Ré maior – Titã, de Mahler.

A audição destaca-se também pela história de cada peça escolhida para a apresentação. A primeira, por exemplo, provocou um “tsunami” emocional de proporções planetárias ao ser a trilha sonora da cerimônia de sepultamento do presidente John Kennedy, vítima de atentado em 1963. A segunda, foi qualificada pelo próprio autor com “um pout-pourri de canções estudantis à la Suppé “ ao receber um título da Universidade de Breslau como o mais famoso compositor alemão vivo de música séria, no verão de 1880. Já a última, conhecida como sinfonia Titã, é de 1889 e marca o estilo característico da mistura do popular e erudito de Mahler, compositor reconhecido como o iniciador da música do século XX. O mesmo espetáculo poderá ser apreciado no domingo, dia 31, em São Paulo.

Amanhã, as mesmas peças serão apresentadas pela Orquestra Acadêmica, na Praça Capivari, às 12h30, com a Classe de Regência. Às 15 horas, é a vez da apresentação do Recital da Classe de Canto do Festival, na Igreja São Benedito. A noite de sábado fica por conta da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Roberto Minczuk, acompanhada ao piano por Arnaldo Cohen e o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com a regência de Naomi Munakata. No repertório, as peças Till Eulenspiegels lustige Streiche Op. 28, de Richard Strauss; Concerto em Formas Brasileiras para Piano e Orquestra , de Heckel Tavares; Danças Sinfônicas de West Side Story, de Leonard Bernstein; e Choros Nº 10, de Villa-Lobos.

36º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Dr. Luis Arrobas Martins

Auditório Cláudio Santoro
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880. Campos do Jordão
Acesso a portadores de deficiência física
www.festivaldeinverno.sp.gov.br

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(RK)