Cultura: Concerto ‘Acorde para o Horto Florestal’ será realizado em Campos do Jordão

Sob regência do Maestro Diogo Pacheco, neste sábado, dia 2

qui, 31/07/2003 - 19h07 | Do Portal do Governo

Sob regência do Maestro Diogo Pacheco, será realizado no próximo sábado, dia 2, o Acorde para o Horto Florestal, um concerto de música erudita no Horto Florestal de Campos do Jordão. Além da apresentação musical, com entrada gratuita, o evento convida o público a se engajar na doação de livros que serão destinados a unidades de bibliotecas comunitárias dos projetos São Paulo Estado de Leitores, da Secretaria de Estado da Cultura e “Ler é Preciso”, do Instituto Ecofuturo.

Com mais de oito mil hectares de área preservada, o Horto Florestal de Campos do Jordão (ou Parque Estadual), administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, surpreende o visitante pela beleza de sua paisagem e pela exuberância de sua natureza. Entre bromélias, orquídeas, piscinas naturais e cachoeiras – com sorte, é possível ver exemplares de nossa fauna como macacos bugios, onças pardas, esquilos, cotias, quatis e muriquis. Papagaios-de-peito-roxo e outras 178 espécies de aves catalogadas que correspondem a 30% das aves existentes no Estado de São Paulo e 11% do Brasil também podem ser vistos no parque.

O Horto é o maior e mais antigo parque estadual da cidade e tem a importante função de proteger e preservar os últimos remanescentes de matas de araucária que se concentram em seus vales e encostas. Para estimular a população paulista a conhecê-lo, visitá-lo e sensibilizar para a importância de sua preservação, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão, através da Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos, está realizando o projeto “Acorde para o Meio Ambiente”. O evento conta com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura e do patrocínio da Sabesp, Petroquímica União S.A., da Cia Suzano de Papel e Celulose e da Manah Fertilizantes. Os recursos gerados por estas empresas visam, além do resgate da visibilidade, o estímulo a educação ambiental, a aplicação de melhorias e preservação do parque.

Orquestra do Maestro Diogo Pacheco

A Orquestra do Maestro Diogo Pacheco iniciou suas atividades nos anos 80 com músicos integrantes das melhores orquestras de São Paulo. É formada por 60 instrumentistas, sendo 32 cordas (violinos, violas, cellos e baixos) 24 instrumentistas e metais e 04 na parte rítmica. Uma das apresentações mais especiais desta orquestra ocorreu no ano de 2000 na Catedral de Brasília, local onde nunca havia acontecido este tipo de evento.

Programa do Concerto:

Protofonia do Guarani – Carlos Gomes
Vozes da Primavera – Strauss
Bachianas nº 4, Prelúdio – Villa-Lobos
Pequena Serenata Noturna, 1º movimento – Mozart
Bolero – Ravel
Abertura 1812 – Tchaikoviski

Acorde para o Meio Ambiente
Dia 02/08, às 12h
Entrada franca
LEVE UM LIVRO DE LITERATURA PARA DOAR:
Esta doação será utilizada para formar novas bibliotecas no Brasil!
Local: HORTO FLORESTAL DE CAMPOS DO JORDÃO
Av. Pedro Paulo s/n.º, Parque Estadual de Campos do Jordão
Acesso 1.: (carro) Após entrar na cidade, siga em direção ao teleférico, pegue a Av. Pedro Paulo sentido Horto Florestal (13 kms de Capivari). Estacionamento no local.

Acesso 2.: (ônibus) Pegar o ônibus do Horto Florestal (saídas a cada 1 hora e 20 minutos, a partir das 7:40 hrs.)

Informações:(11) 5042-1733 /Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.b

GB