Cultura: Começa o projeto de recuperação da Casa Modernista na Vila Mariana

Inscrições para oficinas vão até o dia 12

seg, 02/08/2004 - 17h57 | Do Portal do Governo

A Casa Modernista da Vila Mariana vai ser aberta ao público no dia 16 de agosto. Entre as novidades que serão implantadas nessa primeira fase, destacam-se as oficinas culturais regulares de: Serralheria Artística, Marcenaria, “Pensando a Recuperação”, Jardinagem e Paisagismo.

O objetivo é aproveitar o espaço e combater a degradação causada pelo tempo. O jardim da casa, que ocupa uma área de 13 mil m2, será delimitado e sinalizado com identificação técnica da vegetação existente. A área servirá para a prática de “jogging”.

As obras foram retomadas depois de que a Secretaria da Cultura apresentou sua proposta de recuperação gradual do imóvel, projetado pelo arquiteto modernista Gregori Warchavchik, em 1927, que é considerado marco do modernismo no país.

Os jardins, criados por sua esposa, Mina Klabin, também merecem registro. Eles terão toda área verde recuperada pela Secretaria do Meio Ambiente, mantendo o projeto o mais próximo possível do original. A abertura do espaço será feita em etapas, com placa explicativa na entrada sobre o andamento da obra e as atividades.

Na segunda fase da reforma, se dará a recuperação do alojamento dos serviçais e da Casa de Bonecas. O último ponto do projeto refere-se ao restauro da casa principal, para o qual se estabelecerá plano de captação de recursos.

A forma de utilização pelo público – museu, biblioteca, exposições entre outros – também será discutida posteriormente. Selendo a reinauguração, a Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Vila Mariana oferecerá um bolo à secretária da Cultura, Claúdia Costin.

As inscrições para os cursos estão abertas até o dia 12 e podem ser feitas na sede da Secretaria da Cultura, à Rua Mauá 51, 2.º andar.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura/L.S.