Cultura: Começa hoje o Corredor Literário na Paulista

Cerca de um milhão de pessoas terão acesso às atividades

seg, 24/10/2005 - 8h05 | Do Portal do Governo

Um projeto de incentivo ao hábito da leitura vai ser levado gratuitamente para cerca de um milhão de pessoas na mais paulista das avenidas. Durante uma semana, a partir desta segunda (24), a avenida Paulista vai sediar o Corredor Literário na Paulista. As atividades foram programadas nos três quilômetros de extensão da avenida, que será transformada numa imensa biblioteca ao ar livre, com uma programação de mais de 400 atrações entre palestras, oficinas de criação de textos e de arte, lançamentos literários, espetáculos de teatro e dança, workshops, recitais, saraus, shows, intervenções, feiras de livros, filmes, exposições de arte e muito mais. O evento integra o Ano Ibero-Americano de Leitura, instituído pela Unesco, OEI e Cerlalc e está acontecendo em 21 países da Europa e Américas.

O mercado editorial participará com mais de 100 livrarias e editoras. Já as instituições da região da Paulista – bancos, empresas, centros de compras, espaços culturais, galerias, livrarias, hospitais, estações de metrô, parques públicos, condomínios, museus e escolas – acolheram a iniciativa e abrigarão os eventos. Os interessados em participar das atividades devem retirar senhas uma hora antes nos locais indicados.

O Corredor Literário, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura e a Associação Paulista Viva, ganhou importante apoio do Conselho Paulista de Leitura, presidido pelo empresário e bibliófilo José Mindlin. Defensor confesso da idéia de que o leitor não nasce pronto, mas faz-se com as experiências de leitura, Mindlin, por ser um dos grandes amantes dos livros no Brasil, é proprietário de uma biblioteca particular em São Paulo, por ele estimada hoje com 30 mil volumes, dos quais dez mil são raros e dois mil, raríssimos. Mindlin começou a comprar livros aos 13 anos. “Apoio todas as realizações e todo o programa São Paulo: Um Estado de Leitores. Acho a iniciativa muito interessante e certamente vai atingir maior número de pessoas”, afirma o empresário.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, o evento vem ao encontro da política cultural desenvolvida no programa São Paulo: Um Estado de Leitores. “Acabamos de criar mais uma ação deste programa: Escritores e seus leitores, que vai lançar na abertura do corredor literário o concurso História do meu Bairro/História do meu Município, com o objetivo de chamar a atenção da juventude sobre a importância de registrar as histórias do lugar onde vivem”.

O Corredor Literário vai abrir caminhos para todos. Dos que irão ler seus primeiros livros aos que são seguidores fiéis do hábito da leitura. Com tantas e variadas opções, o evento pretende alcançar seu objetivo: promover a interação e o contágio do prazer de ler, incentivando a capacidade criativa dos leitores.

Um dos convidados em destaque do Corredor Literário é o ator Paulo Autran, que vai ler trechos de O Pequeno Príncipe, no dia 24, às 19h, na FNAC. No mesmo local, será promovido bate-papo com os atores Carlos Moreno e Paschoal da Conceição, sobre como levar grandes autores ao palco.

Os eventos acontecerão simultaneamente em 28 espaços: Colégio São Luís; Instituto Cervantes; Conjunto Nacional; Hotel Crowne Plaza; Caesar Business; Casa das Rosas; Itaú Cultural; Sesc Paulista; MASP; SESI; Condomínio Esplanada, Colégio Dante Alighieri; Cetenco; Center 3; Trianon; FNAC; Alameda das Flores; Reserva Cultural (antigo cine Gazeta); Livraria Cultura; Livraria Martins Fontes; Club Homs; Ícone Espaço Cultura; Espaço Premier; Estação do Metrô Paraíso; Japan Foun-dation, entre outros.

A programação completa está disponível no site www.corredorliterario.com.br

Secretaria de Estado da Cultura

C.C.