Cultura: Começa hoje o 14º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

Serão 382 filmes em 13 salas da cidade

qui, 28/08/2003 - 15h10 | Do Portal do Governo

Com 382 filmes de 42 países, sendo 106 produções brasileiras, começa hoje o 14º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, ocupando 13 salas da cidade.

Neste ano, o evento reúne produções dirigidas por cineastas consagrados como John Woo e Tony Scott; uma mostra dedicada ao mestre francês Jacques Tati; uma série feita em parceria com a televisão francesa Canal +; os destaques da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2003; filmes “de terror” envolvendo nomes como o pioneiro Thomas Alva Edison, o mestre Orson Welles e o brasileiro José Mojica Marins; além da safra internacional de curtas; trabalhos oriundos de oficinas digitais da periferia e a mais abrangente vitrine da produção brasileira atual neste formato.

Considerado um dos cinco mais importantes em seu gênero em todo o mundo, o Festival também terá exibições paralelas em outras cidades. Pela primeira vez Recife junta-se ao circuito (no 6 de setembro, no Cinema Apolo), que inclui também Rio de Janeiro (dia 5 de setembro, em uma pioneira Maratona Especial promovida no Cine Odeon BR, com curtas por toda a noite e madrugada), Santos (de 8 a 10 de setembro, nos cines Roxy, Indaiá e CineArte Posto 4, UniSantos e UniMonte) e Porto Alegre (de 11 a 14 de setembro, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro).

Nesta edição, o festival volta a sediar o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), que reúne os realizadores de curta-metragem e de documentários, além da comemoração dos 35 anos de existência do Prêmio Estimulo de Curta-Metragem (programa pioneiro de apoio à produção promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), com a exibição de uma sessão de curtas paulistas clássicos no recém-inaugurado complexo de salas do Cine Morumbi Shopping.

Eventos e workshops no MIS:
Nesta sexta-feira, dia 29, às 10 horas, acontece o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Documentaristas. Às 18 horas, será exibido um programa especial em homenagem aos 30 anos da ABD, com filmes apresentados na primeira edição da Jornada da Bahia em 1973, ocasião em a entidade foi fundada.

No sábado, dia 30, às 20 horas, estréiam os programas especiais ‘A Marca do Curta’, com filmes dirigidos por John Woo e Ang Lee,

Na segunda-feira, dia 1º, às 10 horas, José Augusto de Blasiis, dos laboratórios MegaColor, analisa o perfil dos diversos modelos de set up técnico para pós-produção óptica e digital na palestra ‘Pós-produção Óptica e Digital: Diferenças e Adequações’. Às 14 horas, Paulo Ferreira e Giba Yamashiro, ambos dos Estudios Mega, falam sobre o processo em vídeo ‘tape to tape’.

À noite, às 21 horas, acontece na parede externa do museu o evento “Noites de Kino”. Trata-se de uma iniciativa na qual nove duplas de realizadores recebem logo de manhã um tema sorteado e têm até às 22 horas para roteirizar, gravar, editar e exibir os trabalhos. As duplas são formadas por alunos da ECA/USP, da FAAP e por convidados internacionais do Festival.

Na terça-feira, dia 2, às 10 horas, o representante da Dolby no Brasil, Carlos Klachquin ministra a palestra “Breve Histórico do Som”. Às 14 horas, Miriam Biderman trata de “Edição de Som para Cinema: Conceito Sonoro, Etapas da Edição de Som e a Mixagem Sob o Ponto de Vista do Editor”.

Na quarta-feira, dia 3, às 10 horas, acontece a palestra “Soluções de Vídeo e Cinema Digital”, ministrada por profissionais da Apple que apresentarão as novidades da edição não-linear para vídeo e cinema.

Vale destacar que os workshops realizados no MIS têm entrada franca. As inscrições podem ser feitas no próprio museu, das 11 às 20 horas. A programação detalhada, dados sobre os filmes e outras informações podem ser obtidas no site do Festival: www.kinoforum.org

14º Festival Internacional de Curtas-Metragens
De 28/08 a 06/09

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – Sala Multimídia (70 lugares)
Av. Europa 158 – Jd. Europa
Fone: (11) 3062-9197
Acesso a portadores de deficiência física

29/08, às 10h, Encontro Nacional da Associação Brasileira de Documentaristas
29/08, às 18h, Exibição de filmes em comemoração aos 30 anos da ABD
30/08, às 20h, Estréia do programa ‘A Marca do Curta’
01/09, às 10h, workshop com José Augusto de Blasiis
01/09, às 14h, workshop com Paulo Ferreira e Giba Yamashiro
01/09, às 21h, Noites de Kino
02/09, às 10h, workshop com Carlos Klachquin
03/09, às 10h, workshop com profissionais da Apple

Outros locais de exibição de filmes:
Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema
Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto
Cine Morumbi Shopping – Sala 4
CineSesc
Cinusp Paulo Emílio
CineMAM – Museu de Arte Moderna
Espaço Unibanco de Cinema – Sala 4
Fundação Armando Álvares Penteado – Auditório 1
Museu da Imagem e do Som – Auditório e Sala Multimídia
Sala Cinemateca
Sesc Vila Mariana – Auditório

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB