Cultura: Começa 28º Semana Guiomar Novaes, em São João da Boa Vista

Evento vai reunir grandes nomes da arte até dia 11

sex, 02/09/2005 - 15h46 | Do Portal do Governo

A 28º Semana Guiomar Novaes promete agitar a cidade de São João da Boa Vista e toda a região de Campinas, a partir deste sábado,dia 3. O evento cultural, em homenagem à pianista Guiomar Novaes, vai reunir, até o dia 11, grandes nomes da arte. Músicos, multi-instrumentistas, grupos de teatro e de dança farão espetáculos gratuitos na Praça Coronel Joaquim José e no Theatro Municipal, na Praça da Catedral.

Os destaques da abertura são dois concertos no Theatro Municipal: da Big Band, do Conservatório Musical de Tatuí, e da Orquestra Bachiana Chamber, regida pelo maestro João Carlos Martins. No domingo, o destaque é o espetáculo do Grupo de Percussão GaiaGruy, na Praça Central, e também os Recitais de Piano, com Cláudio Richeme e Felipe Scagliusi.

As montagens Pedro e o Lobo e Quebra Nozes, da Cia. Imago, vão prender a atenção do público infantil no início da semana, com apresentações de manhã e à tarde. Na extensa programação, homenagens às Cantoras do Rádio; apresentações de Heloisa Fernandes com o Piano Trio; Orquestra Paulista de Viola Caipira; o documentário Paixão Segundo Martins, dirigido por Irene Langemann; Consuelo de Paula com Canções Brasileiras; palestra com Ciro Gonçalves sobre a vida Guiomar Novaes; Gilberto Tinetti ao piano; produções cinematográficas produzidas por Norma Benguell; e Alaíde Costa e Claudete Soares com a peça Mulheres de Vinícius.

A Banda Sinfônica Juvenil, do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, sob regência de Mônica Giardini, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a prefeitura de São João da Boa Vista e produzido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa). O concerto tem a participação solo do pianista Daniel Matos.

História

Nascida em fevereiro de 1895, em São João da Boa Vista, Guiomar Novaes demonstrou talento pela música desde muito cedo, o que levou o governo brasileiro a lhe conceder uma bolsa de estudo para renomado Conservatório de Paris. Aos 16 anos, estreou como concertista em Paris e Londres, iniciando assim brilhante carreira artística. Apresentou-se como solista com as maiores orquestras européias. Ao retornar da Europa, em 1915 debutou em Nova Iorque, tendo seu nome festejado por uma legião de admiradores em todo o mundo. Entre outras homenagens recebidas, em 1939 foi condecorada pelo governo francês. Em 1956 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito como lídima embaixatriz da arte brasileira. Em 1977, recebeu ainda em vida a homenagem de sua cidade natal com a abertura da 1.ª Semana Guiomar Novaes. Hoje, São João da Boa Vista se orgulha de ser berço de outros tantos talentos como Cláudio Richerme, Duo Assad, David Arrigucci, Leilah Assumpção, Ronaldo Noronha, José Marcondes entre outros.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.