Cultura: Classificados do Festival Estudantil de Teatro serão conhecidos na segunda-feira

Comissão de artes cênicas do Conservatório de Tatuí analisa 60 espetáculos inscritos

qua, 28/09/2005 - 12h04 | Do Portal do Governo

Sessenta espetáculos inscritos estão sendo analisados nesta semana pela comissão de triagem do setor de artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí. Eles concorrem ao 18º Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo) e, deles, somente 12 serão apresentados no palco do teatro ‘Procópio Ferreira’, concorrendo a R$ 6 mil em dinheiro – prêmios que serão distribuídos aos três melhores nas categorias infanto-juvenil e adulto. Os 12 classificados serão divulgados na próxima segunda-feira, 3. As apresentações dos classificados acontece de 22 a 29 de outubro, às 14h e 20h30 (categorias infantil e adulto, respectivamente), com ingressos trocados por alimentos não-perecíveis que, depois, serão destinados a entidades beneficentes.

Criado pelo Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’, o Fetesp quer dar espaço a estudantes que, entusiasmados, pisam em palcos tatuianos para mostrar todos os benefícios das artes cênicas ao universo estudantil. Entre seus objetivos, o Festival Estudantil quer promover o intercâmbio cultural entre as cidades do Estado e incentivar o movimento teatral através da formação de núcleos teatrais nas escolas. Com isso, a divulgação teatral é natural e, por uma semana inteira, estudantes dos mais diferentes pontos do Estado de São Paulo reúnem-se em Tatuí na expectativa de vencer o festival e, mais que isso, para compartilhar conhecimentos, idéias e ideais.

O Fetesp é um dos principais responsáveis pela fomentação do teatro nas escolas do Estado de São Paulo. Grupos inteiros, de escolas públicas e particulares, afirmam terem se mantido graças ao incentivo oferecido pelo evento.

Dividido nas categorias infantil e infanto-juvenil, o 18º Fetesp reunirá seis espetáculos em cada categoria, com apresentações diárias do domingo, 23, à sexta-feira, 28, sempre às 14h e 20h30, respectivamente. Os grupos de teatro concorrem, em cada categoria, a R$ 6.500 em dinheiro (divididos entre o primeiro, segundo e terceiro colocados), além de premiações individuais.

Entre os 60 inscritos catalogados pela organização do evento até esta quarta-feira, 28, (a organização aceitará até sexta espetáculos postados até o dia 23), havia espetáculos de cidades distantes como Presidente Prudente e Paraguaçu Paulista, além de grupos estudantis da Capital e da própria Tatuí. A

60 cidades

Pelo menos um ponto, a diversidade, já está garantido no 18º Fetesp. Entre as 60 inscrições confirmadas antes do encerramento final dos recebimentos dos materiais, estavam registradas presenças das mais diversas cidades do Estado de São Paulo.

Entre os municípios cujas escolas encaminharam trabalhos estão: Adamantina, Angatuba, Araraquara, Aparecida do Norte, Assis, Badi Bassit, Boituva, Bragança Paulista, Carapicuíba, Dois Córregos, Guapiara, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Leme, Mairiporã, Mauá, Monguagá, Nova Odessa, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Pereiras, Piedade, Piracicaba, Porangaba, São José do Rio Preto, Salto, Salto de Pirapora, Santa Bárbara d’Oeste, Santo André, São José do Rio Preto, São Paulo, São Vicente, Sorocaba, Sumaré, Taquarituba, Tatuí e Tietê.

O número de inscrições, mesmo não oficial, já ultrapassou o de espetáculos concorrentes no ano passado (41) e criou, obviamente, um problema para a comissão de triagem, que terá muito mais trabalho para selecionar os classificados.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’, de Tatuí

C.C.