Cultura: CineClube da USP de São Carlos tem sessões grátis no fim de semana

Confira a programação de setembro

sex, 09/09/2005 - 11h45 | Do Portal do Governo

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promove a seguinte programação em seu CineClube neste mês de setembro, com sessões aos sábados e domingos, às 20 horas, com entrada gratuita:

Dia 10, Diários de motocicleta (Argentina/Brasil/Chile/Inglaterra/Peru, 2004, drama, 126 minutos; 12 anos, direção: Walter Salles) Os amigos argentinos Ernesto ‘Che’ Guevara e Alberto Granado vão se aventurar em uma viagem por toda a América do Sul. A pobreza que vão encontrando durante o percurso faz Che refletir e mudar seus ideais.

Dia 11, A noite americana (França/Itália, 1973, drama, 115 minutos, 14 anos, direção: François Truffaut). Diretor de um provável fracasso, Ferrand tem de contornar romances entre os membros da equipe e elenco, pressões comerciais, brigas, atores decadentes, lágrimas e risadas para concluir seu filme a tempo. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Dia 17, Os Edukadores (Edukators, Alemanha, 2004, drama, 127 minutos, 14 anos, direção: Hans Weingartner). De forma criativa e sem violência, ‘Os Edukadores’ protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso aos milionários de que ‘seus dias de fartura estão contados’. O filme trata das revoluções sociais de uma forma absolutamente original.

Dia 18, A Revolução dos bichos (Animal Farm, EUA, 1999, drama, 89 minutos, 14 anos, direção: John Stephenson). Baseado na obra de George Orwell, narra a história dos animais de uma fazenda. Eles são maltratados pelo dono, mas se organizam e o expulsam de seu lar. De posse da terra, eles passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras. Mas na busca de uma sociedade ideal, se vêem traídos pela opressiva atuação dos novos dirigentes.

Dia 24, Dias de Nietzche em Turim (Brasil, 2001, drama, 85 minutos; 14 anos, diretor: Júlio Bressane). Relata os anos em que Nietzche viveu em Turim, entre 1888 e 1889, período em que o escritor e filósofo respirou os ares italianos que o inspiraram a criar ‘Genealogia da Moral’ e ‘Assim falou Zaratustra’.

Dia 25, Os esquecidos (Los Olvidados, México, 1950, drama, 85 minutos; 14 anos, direção: Luis Buñuel) Na Cidade do México, na década de 1950, El Jaibo é um jovem delinqüente que escapou de um reformatório. Conhece Pedro e começam a cometer pequenos furtos. Após confusões e um assassinato, se envolve com a polícia. Prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro de São Carlos.
Mais informações: (16) 3373-9772

Da Agência USP de Notícias

C.C.