Cultura: Centro Integrado de Cidadania de Ferraz de Vasconcelos ganha Sala de Leitura

Objetivo é recuperar e incentivar o hábito da leitura na população

qua, 21/07/2004 - 19h31 | Do Portal do Governo

O Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, ganhou nesta quarta-feira, dia 21, a 22.ª Sala de Leitura do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, realizado em parceria com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. A inauguração foi feita pela secretária da Cultura, Claudia Costin, e o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre Moraes.

O CIC cedeu o espaço e a Secretaria da Cultura cuidou do treinamento dos atendentes e da estruturação da sala, que inicia suas atividades com acervo de 600 livros.

O programa foi criado em abril de 2003 com o objetivo de recuperar e incentivar o hábito da leitura. Funciona em parceria com segmentos da sociedade e da iniciativa privada com o propósito de desenvolver de atividades diversas de promoção e acesso aos livros. A meta é zerar os municípios sem bibliotecas, com a abertura de 84 unidades até o final deste ano.

A secretaria pretende ainda instalar 50 novas salas de leitura nos conjuntos habitacionais da CDHU, incrementar e atualizar o acervo das bibliotecas existentes nos 563 municípios, com doações de livros, capacitação de agentes de leitura, além de um site criado e fomentado pela secretaria, o www.leialivro.sp.gov.br

O CIC foi criado pelo governo do Estado para agregar em um único endereço, na periferia da capital e da grande São Paulo, os serviços de Justiça, Ministério Público, Procuradoria Geral e Polícia, além de postos do Procon, assistência social e de emissão de documentos para o trabalhador. Neles também serão realizados programas de promoção cultural, como salas de leitura para a comunidade.

O CIC Ferraz de Vasconcelos fica à Av. Américo Trufelli, 60. Telefone: (11) 4675.5320 – 4674.0800.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura/L.S.