Cultura: Centenário de Sérgio Buarque de Holanda é comemorado na Capital

Público poderá conferir conferências 'Perfis Buarquianos' e exposição sobre o intelectual a partir desta terça, dia 8

ter, 08/10/2002 - 9h13 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da USP e da Universidade Estadual de Campinas, realizará a partir desta terça-feira, dia 8 de outubro, o ciclo de conferências ‘Perfis Buarquianos’ e a exposição ‘Visões de Sérgio Buarque de Holanda’, que reúne fotos, livros, manuscritos e outros documentos do acervo de instituições a que o autor esteve ligado, encerrando as comemorações do centenário de nascimento de Sérgio Buarque de Holanda.

O público poderá conferir a exposição ‘Visões de Sérgio Buarque de Holanda’ entre os dias 8 de outubro a 9 de novembro, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina. Já as conferências ‘Perfis Buarquianos’ serão realizadas entre os dias 8 e 10 de outubro na Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Sérgio Buarque de Holanda integra o grande grupo de intelectuais brasileiros, como Mário de Andrade, Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior, Lúcio Costa, Anísio Teixeira, que, nascidos entre o final do século XIX e os inícios do século XX, conduziram a cultura brasileira por novos rumos, politizando-a.

A originalidade de seu pensamento decorre do diálogo que ele conseguiu estabelecer entre diferentes disciplinas (história, antropologia, crítica literária) bem como da formulação de conceitos, como o de ‘homem cordial’, cujo impacto foi de tal ordem que acabou por irradiar-se para além dos limites acadêmicos, incorporando-se, ainda que de modo controvertido, à vulgarização do debate sobre a identidade nacional.

Ainda na juventude, como jornalista, entregou-se à crítica militante, incentivando e avaliando a obra de artistas, muitos deles estreantes, comprometidos com a renovação da cultura brasileira. Em 1936, publica Raízes do Brasil, obra basilar para a identificação de nossas características sociopsicológicas.

Em 1958, com Visão do Paraíso, ingressa na Universidade de São Paulo, como catedrático de História da Civilização Brasileira, imprimindo novos rumos à historiografia brasileira, como se verifica na coleção História Geral da Civilização Brasileira, por ele planejada e dirigida.

Na mesma Universidade, contribuiu para o enriquecimento dos estudos sobre o Brasil ao fundar o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), que comemora, em 10 de outubro de 2002, 40 anos de existência.

Atuou também em instituições culturais importantes, como a Escola de Sociologia e Política, o Instituto Nacional do Livro, o Museu Paulista, o Museu de Arte Contemporânea. Por onde passou, Sérgio deixou a marca de seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática, da qual as classes populares participassem em condições de igualdade.

Outro não foi o motivo que o levou a fundar, em 1945, a Esquerda Democrática, que, no ano seguinte, viria a transformar-se no Partido Socialista Brasileiro, e também a participar, no final da vida, da fundação do Partido dos Trabalhadores, ao lado de intelectuais, sindicalistas e militantes de esquerda.

Seus estudos sobre o período colonial permitem tanto compreender a especificidade da formação brasileira como situá-la no quadro mais amplo, da dinâmica latino-americana.

Exposição
Visões de Sérgio Buarque de Holanda
Data: De 8 de outubro a 9 de novembro de 2002,
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Memorial da América Latina

Conferências
Perfis Buarquianos
Data: De 8 a 10 de outubro de 2002,
Local: Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina
e no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo