Cultura: Casa Modernista será recuperada a partir de agosto

Anúncio foi feito hoje pela secretária da Cultura, Cláudia Costin

qui, 22/07/2004 - 15h01 | Do Portal do Governo

A Secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin, anunciou nesta quinta-feira, dia 22, a proposta de recuperação da Casa Modernista, situada na rua Santa Cruz, bairro da Vila Mariana, a partir de agosto. O evento será realizado no local da obra e terá a participação do secretário José Goldemberg, do Meio Ambiente – que cuidará da parte verde do jardim, com o propósito de resgatar o mais próximo possível do formato original.

Projetado pelo arquiteto modernista Gregori Warchavchik, em 1927, o imóvel inclui um jardim de 13 mil metros quadrados criado por sua esposa, Mina Klabin. O tombamento ocorreu em 1984 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). A casa é considerada um marco do modernismo no país. Sua concepção inicial, porém, sofreu várias modificações, muitas delas pela ação do tempo, além das reformas promovidas por seus proprietários em diferentes momentos.

A abertura do espaço será feita em etapas. Entre as novidades previstas nessa primeira fase se destacam as oficinas culturais regulares de Serralheria Artística, Marcenaria, Jardinagem/Paisagismo e Pensando a Recuperação. O objetivo é aproveitar o espaço em benefício da própria restauração das áreas degradadas. As inscrições para quem quiser participar dos cursos estão abertas até o dia 12 de agosto.

Secretaria da Cultura