Cultura: Casa de Detenção está aberta à visitação do público

Local será transformado em espaço para atividades de arte, cultura e lazer

sex, 27/09/2002 - 14h10 | Do Portal do Governo

A antiga Casa de Detenção, o presídio do Carandiru, iniciou uma nova fase, voltada para o mundo das artes. O local está aberto à visitação pública desde que foi desativado. A área será transformada no Parque da Juventude, um centro multidisciplinar com espaços museológico e de exposições artísticas. A idéia é oferecer um local para a realização de atividades de música, dança, artes visuais, além de oficinas de formação coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura.

Para abrir esta nova etapa está em cartaz uma exposição do artista plástico Siron Franco, elaborada com várias portas tiradas do pavilhão 5, além de imagens deixadas pelos detentos. No térreo do Pavilhão 2 está a instalação ‘Portas’ de Siron Franco. Numa visita a antiga Detenção, o artista se impressionou com as imagens produzidas pelos detentos, reconhecendo, a necessidade emocional daqueles presos de produzirem cenas, explica.

As portas, cada uma pesando em torno de 200 quilos, estão fixadas, em pé, enfileiradas no pátio – onde os presos tomavam banho de sol – exibindo cenas que mesclam o sagrado e o profano. Os visitantes podem conhecer o pavilhão 7, mantido íntegro com as celas e demais espaços que serviram aos que ali cumpriram pena.

Data: De terça-feira a domingo
Horário: Das 10 às 16 horas
Local: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Carandiru
Entrada franca