Cultura: Casa das Rosas será reaberta nesta quinta-feira

Local passa a ser denominado Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

qua, 08/12/2004 - 12h21 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 9, às 11 horas, um dos mais importantes cartões postais da capital será devolvido à população: a Casa das Rosas, na Avenida Paulista. Em evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, será assinado decreto que dá nova denominação ao patrimônio: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

O acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos foi doado ao Estado pela família. Os livros estarão à disposição de pesquisadores na Casa das Rosas, administrada pela Secretaria. Também foi doado o escritório do poeta, que será reproduzido em uma das salas da Casa.

Na ocasião, fica oficializado o Conselho que responderá por esse acervo.

Raridades e Poesia

A biblioteca reúne raridades, como as primeiras edições autografadas de livros de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto. Nas estantes, encontram-se as respeitadas traduções do próprio Haroldo de obras de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico, chinês e japonês. E também cantos da ‘Divina Comédia’, em que ele trabalhava pouco antes de morrer.

‘A Casa das Rosas merecia um uso que não a degradasse, mas jamais imaginamos a grandeza que esse espaço passa a acolher: a biblioteca de Haroldo de Campos’, festeja a secretária estadual da Cultura, Claudia Costin.

A viúva do poeta Carmem de Paula de Arruda Campos elogiou o destino dos livros: ‘Haroldo não queria que sua biblioteca deixasse São Paulo. Melhor ainda, ele adorava a Casa das Rosas’. A biblioteca de Haroldo de Campos vinha sendo cobiçada por universidades no exterior.

Biblioteca circulante de poesia

As atividades do novo espaço estarão essencialmente voltadas para leitura e pesquisa. Funcionará no local, além da biblioteca de Haroldo, uma biblioteca circulante especializada em poesia, que contará com vários exemplares da obra de Haroldo, para que o grande público conheça o poeta.

Na cerimônia de inauguração, o filho do poeta Ivan Pérsio de Arruda Campos recitará um poema de autoria do pai. Uma mini mostra das últimas fotos de Haroldo registradas em seu escritório ocupará o saguão da Casa, além da apresentação do Coral Infantil do Centro Tom Jobim, mantido pela Secretaria.

Reabertura da Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Data: Quinta-feira, 9 de dezembro de 2004
Horário: 11 horas
Local: Casa das Rosas – Av. Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)