Cultura: Casa das Rosas reabre na próxima semana

A Casa das Rosas é administrada pela Secretaria Estadual da Cultura

sex, 03/12/2004 - 18h12 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, dia 9, a Casa das Rosas, na Avenida Paulista será reaberta. O local terá um acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e
ensaísta Haroldo de Campos foi doado ao Estado pela família.

Os livros estarão à disposição de pesquisadores na Casa das Rosas, administrada pela Secretaria da Cultura. Também foi doado o escritório do poeta, que será reproduzido em uma das salas da Casa. Na ocasião, fica oficializado o Conselho que responderá por esse acervo.

Raridades & Poesia

A biblioteca reúne raridades como as primeiras edições autografadas de livros de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto. Nas estantes, encontram-se as respeitadas traduções do próprio Haroldo de obras de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico, chinês e japonês. E também cantos da “Divina Comédia”, em que ele trabalhava pouco antes de morrer.

“A Casa das Rosas merecia um uso que não a degradasse, mas jamais imaginamos a grandeza que esse espaço passa a acolher: a biblioteca de Haroldo de Campos”, festeja a secretária Claudia Costin. A viúva do poeta Carmem de Paula de Arruda Campos elogiou o destino dos livros: “Haroldo não queria que sua biblioteca deixasse São Paulo. Melhor ainda, ele adorava a Casa das Rosas”. A biblioteca de Haroldo de Campos vinha sendo cobiçada por universidades no exterior.

Biblioteca circulante de poesia

As atividades do novo espaço estarão essencialmente voltadas para leitura e pesquisa. Funcionará no local, além da biblioteca de Haroldo, uma biblioteca circulante especializada em poesia, que contará com vários exemplares da obra de Haroldo, para que o grande público conheça o poeta.

Na cerimônia de inauguração, o filho do poeta Ivan Pérsio de Arruda Campos recitará um poema de autoria do pai. Uma mini mostra das últimas fotos de Haroldo registradas em seu escritório ocupará o saguão da Casa, além da apresentação do Coral Infantil do Centro Tom Jobim, mantido pela Secretaria.

Data: quinta-feira, dia 9
Horário: 11 horas
Local: Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – Avenida Paulista, 37 – Paraíso

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.