Cultura: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos celebra a poesia em São Paulo

Centro cultural recebeu doação da biblioteca do poeta e ensaísta Haroldo de Campos

sex, 10/12/2004 - 9h12 | Do Portal do Governo

Gratidão foi a marca da reabertura da Casa das Rosas, agora rebatizada de Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. “Não há nada mais urgente que a gratidão. É um presente poder inaugurar um espaço como este, às vésperas do Natal. Um endereço que dá à avenida Paulista 35 mil volumes, alguns deles com anotações pessoais do próprio poeta e tradutor”, disse o governador Geraldo Alckmin, dirigindo-se principalmente a dona Carmem, esposa, e Ivan, filho de Haroldo de Campos, que doaram o acervo ao Governo de São Paulo.

A Casa, reaberta nesta quinta-feira, dia 9, além da coleção de Haroldo, abrigará ainda biblioteca circulante especializada em poesia e uma livraria da Imprensa Oficial, onde estarão disponíveis títulos co-editados com universidades paulistas. Frederico Barbosa, diretor do espaço, definiu uma programação diária que inclui lançamentos de livros, recitais e exposições e oficinas de linguagem poética. “Pretendemos transformar a Paulista na região da poesia, deixando os versos vivos no coração das pessoas”.

Para a secretária de Cultura Claudia Costin, nasce assim o primeiro centro de celebração da poesia do país. O filho de Haroldo mais do que aprova a finalidade da Casa. “É um dia muito especial, conseguimos realizar um desejo de meu pai: o de manter seus livros em São Paulo e na Casa das Rosas. Conseguimos preservar o desejo dele de pôr a poesia literalmente no coração de São Paulo”.

Na festa de reabertura, foi anunciada a criação de um conselho para administrar o acervo. Dele fazem parte três indicados pela Secretaria de Estado da Cultura – Antonio Carlos de Moraes Sartini, José Luiz Goldfarb e Frederico Barbosa – e quatro membros ligados à família – Trajano Augusto Ricca Vieira (professor da Unicamp), Pedro Fallabela Tavares de Lima (advogado), Cid Azeredo Campos (filho de Augusto de Campos) e Ivan Pérsio de Arruda Campos (filho de Haroldo).

Estiveram presentes à reinauguração o embaixador Celso Lafer, o bibliófilo José Mindlin, a empresária Milú Villela, os artistas plásticos Antonio Peticov, Tomie Ohtake, Cláudio Tozzi, José Roberto Aguilar, o escritor Ignácio de Loyola Brandão; os secretários de Estado Gabriel Chalita (Educação) e Arnaldo Madeira (Casa Civil).

Serviço:
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo/SP
De terça a domingo, das 10 às 18 horas

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)