Cultura: Casa das Rosas dobra vagas de curso de férias ‘Verão de Poesia’

Em uma semana, as 105 vagas das três oficinas para adultos foram preenchidas

qui, 30/12/2004 - 12h47 | Do Portal do Governo

Nem mesmo começou a ser divulgada pela imprensa e a primeira série de cursos de férias Verão de Poesia, da Casa das Rosas, teve suas vagas esgotadas. Em apenas uma semana, foram preenchidas as 105 vagas das três oficinas para adultos. Por isso, o espaço acaba de dobrar a oferta, com três novas turmas.

Os horários disponíveis para as novas opções são: Fernando Pessoa e seus heterônimos (40 vagas), de Clenir Bellezi de Oliveira, às quartas e sextas, das 17h às 19h; Oficina de Haicais (40 vagas), de Claudio Daniel, aos sábados, das 14h ás 16h, a partir do dia 8; e Oficina de Criação Poética (25 vagas), de Frederico Barbosa, às terças e quintas, das 17h às 19h.

As inscrições podem ser feitas até um dia antes do início do curso. Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas, recomenda que os interessados garantam sua vaga imediatamente. ‘É notável o crescimento do gosto por poesia e quando isso acontece no mês de janeiro, torna-se ainda mais extraordinário’, avalia o escritor e poeta. Para ele, não foi surpresa a grande procura, estimulada apenas por uma placa em frente à Casa. Seus cursos para 20 pessoas no Centro Cultural São Paulo costumam ser disputados por 200 interessados, em média.

Durante as aulas de Fernando Pessoa e seus heterônimos, a professora Clenir Bellezi de Oliveira analisará a obra do poeta português e suas relações com as vanguardas européias. Assim, demonstrará como reconhecer estilisticamente cada um dos heterônimos de Pessoa. Após a leitura e interpretação de poemas de cada uma das personalidades poéticas do grande autor português, será feita a leitura e análise de poemas do livro Mensagem, do ortônimo Fernando Pessoa.

Em Oficina de Haicais, Claudio Daniel ensina porque haicai é uma composição poética de três versos, sem rimas nem título, com métrica de 5-7-5 sílabas, que surgiu no Japão medieval. Brevidade, concisão e síntese são algumas das características do haicai. Essa forma poética de extensão mínima contém toda uma filosofia, vivência e visão de mundo e, portanto, não deve ser vista como apenas um gênero poético; é, na verdade, um caminho espiritual. Através das técnicas do haicai, o praticante busca obter a paz interior, a serenidade permanente, a compaixão por todos os seres vivos e a unidade com o universo. Depois de ler e comentar diversos poemas, o leitor será convidado a produzir seus próprios haicais.

O curso Oficina de Criação Poética, ministrada pelo poeta Frederico Barbosa, tem como objetivo possibilitar aos participantes que, através da prática de exercícios lúdicos, se iniciem ou se aperfeiçoem na prática da poesia, partindo do conceito de Jakobson, de que a função poética consiste em ‘imagens, sonoridade e ritmo’.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Cultura

C.C.