Cultura: Casa das Rosas dá início ao 4º ano do projeto Segundas-Rosas-Feiras

Proposta é oferecer uma oportunidade de expressão e divulgação a novos artistas de diferentes áreas culturais

qui, 13/03/2003 - 18h41 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas dá início ao 4º ano do projeto Segundas-Rosas-Feiras com uma programação dinâmica, dando continuidade à proposta de oferecer uma oportunidade de expressão e divulgação a novos artistas e grupos de diferentes áreas culturais como: teatro, música, dança, performance, vídeo e outras manifestações artísticas.

Os projetos devem ser encaminhados à Casa das Rosas, aos cuidados do coordenador Ilo Codognotto, no e-mail srf@casadasrosas.sp.gov.br.


Programação

17 de março, às 19h30

Teatro – ‘Anima’

Anima é o resultado cênico de uma pesquisa de Mestrado realizada na Universidade Federal da Bahia. Dentro do desenvolvimento e processo de observação, análise e construção teórico-prática sobre o conto Sarapalha de Guimarães Rosa e o espetáculo Vau da Sarapalha de Luiz Carlos Vasconcelos, surgiu não apenas o desejo, mas uma real necessidade de criação, espécie de aprofundamento do elemento-símbolo que apesar de constituir o motivo principal da intriga não possuía poder de voz, a saber: Luísa.

Este passou a assumir a forma de arquétipo cênico. Anima pode ser entendido como o ressurgir do simulacro Luísa; lado que partiu deixando estéreis homens e lugar, a extirpação de um mundo, a deformação dos seres e das coisas.

Ficha técnica original do espetáculo Anima:
– Texto, direção e atuação: Alex Beigui
– Assistente de direção: Maíra Lewtchuk
– Música: Escurinho
– Iluminação: Luciana Liege

24 de março, às 19h30

Música – abertura Ronaldo Belloti

Performance Teatral

Dezenas de conflitos sobrevivem no dia de hoje ao redor do globo. Guerras étnicas, religiosas, por território, por petróleo,… ‘Um Berço de Pedra’ surgiu de uma foto de algum desses conflitos em alguma revista semanal. Nela, uma mãe em luto chorava agarrada a uma caveira.

Seria aquele seu filho? Que guerra seria aquela? Qual o tamanho daquela dor? Quantas iguais a ela não estão espalhadas pelo mundo? Quanta vez não teria eu visto fotos como aquela?

‘Um Berço de Pedra’ é um grito pacifista de horror banhado por um veio espesso de sangue negro. É um manifesto poético, sujo de petróleo, às vésperas de uma guerra que já começou. Na cena, duas mulheres plantadas nos escombros de uma guerra confrontam seus diálogos com Deus.

Uma delas está prestes a trazer um filho para um mundo que desaba à sua frente; a outra está tentando enterrar o que sobrou de sua cria, triturada pela indústria bélica. Alternam súplica e revolta; louvor e indignação; esperança e ceticismo. Partilham suas chagas e seus medos. Medo da máquina da guerra e seu ritmo incansável, sem tempo sequer para identificar seus mortos, velar seus mortos, despedir-se deles, entender sua perda.

‘Berço de Pedra’
– Texto: Newton Moreno
– Direção e figurinos: Leopoldo Pacheco
– Atriz: Edna Aguiar e Mônica Guimarães
– Produção: Bel Gomes
– Produção: Teatro Sebastiana – Coop. Paulista de Teatro


Apoio Cultural Permanente: Telefônica
Patrocínio: IRAM – Indústria de Máquinas
www.iram.com.br

Estacionamento convencionado: Al. Santos, 74 (desc%)
Entrada Gratuita
Segundas-feiras, às 19h30

site: www.casadasrosas.sp.gov.br
e-mail: casadasrosas@sp.gov.br

Programação sujeita à mudança