Cultura: Casa das Rosas abre inscrições para cursos artísticos

Aulas acontecem neste mês e em dezembro

ter, 01/11/2005 - 12h37 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura promoverá cursos de história da música, poesia, roteirização e literatura. As aulas ocorrerão neste mês e em dezembro. Leia abaixo a programação completa:

o História da Canção Brasileira: Contemporâneos é o último módulo do curso de MPB da Casa das Rosas. Será traçado panorama atual dessa manifestação artística. Em destaque, os antecedentes culturais e históricos que criaram condições para a música contemporânea, desde os primeiros nomes da década de 90 até as figuras mais representativas dos últimos anos. Não é preciso ter cursado os módulos anteriores para acompanhar o atual. Às terças-feiras, das 18 às 20 horas (dias, 8, 22 e 29 de novembro e 6 de dezembro).

o O curso sobre o conto Irmão Misterioso da Poesia, de Júlio Cortázar, propõe reflexão sobre a peculiaridade do gênero literário do escritor argentino. Partindo dos ensaios do autor, as aulas mostrarão como se dá a aproximação entre conto e poesia. A idéia é analisar contos da tradição moderna, como os de Edgar Allan Poe, Tchekhov e Franz Kafka, entre outros. Às quartas-feiras, das 18 às 20 horas (dias 9, 16, 23 e 30 de novembro e 7 de dezembro).

o Exercício de Roteirização – Quadrinhos, Cinema e Teatro é dirigido aos interessados em criar roteiros a partir de experiências individuais. Ressalta a linguagem das histórias em quadrinhos, cinema e teatro. Serão abordados processo criativo, análise de histórias, etapas de construção de roteiro e exercícios de criação. Às quintas-feiras, das 18 às 20 horas (amanhã, dias 10, 17, 24 de novembro e 1o e 8 de dezembro).

o Oficina de Tradução de Poesia terá seu primeiro módulo, que oferecerá ferramentas para a tradução de poemas e para a reflexão sobre os procedimentos abrangidos pela atividade. Os participantes debaterão a linguagem poética e a teoria da tradução, por meio de exercícios tradutórios de poemas em diversos idiomas. Aos sábados, das 10 às 12 horas (dias 5, 12, 19 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro).

o Rascunhos Poéticos – Grupo de Criação Poética. Os participantes trarão para cada encontro objetos de discussão e deles serão extraídos poemas individuais. Podem ser poesias, notícias, contos, crônicas ou fotos. No final, os textos serão lidos e haverá a criação de poemas em grupos. Aos sábados, das 14 às 17 horas (dias 5, 12, 19 e 26 de novembro e 3 e 10 de dezembro).

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Informações pelo telefone (11) 3285-6986 ou pelo site www.casadasrosas.sp.gov.br

Inscrições devem ser feitas pessoalmente, mediante pagamento de taxa de R$ 10. Cada curso oferece 50 vagas

Da Agência Imprensa Oficial