Cultura: Casa das Rosas abre espaço para novos talentos da música e da poesia

Em setembro, o projeto 'Sexta-Básica recebe três artistas

qui, 08/09/2005 - 17h42 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Literatura e Poesia, promove, uma vez por mês, um desfile de novos talentos da música e da poesia.

O projeto ‘Sexta-Básica’, coordenado pelo compositor, músico e poeta Pedro Osmar, traz músicos, cantores, compositores e poetas pouco conhecidos e que tenham um bom trabalho, além daqueles já mais famosos em suas regiões ou bairros, para participar dos shows que acontecem na Casa.

Pedro Osmar, paraibano que vive em São Paulo desde 2003, foi um dos músicos participantes do Sexta-Básica em maio deste ano, quando convidado para, então, coordená-lo. O compositor já estava envolvido com projetos sociais e com um circuito musical pela zona leste da cidade, onde músicos de diferentes influências e partes do Brasil se reúnem e mostram seus trabalhos. É deste circuito que vêm muitos dos artistas participantes do projeto ‘É a Roda-Viva’, diz Osmar.

Nesse trabalho de ponte sonora entre as pessoas, ele percebe o cenário musical paulista e afirma: ‘É um grande caldeirão que pulsa, mas que nem sempre chega à grande mídia’. Explica também, sua relação com estes músicos que conhece. ‘Não basta ouvir falar, é preciso sentar e conhecer esperanças, mise-en-scènes e medos de cada um’. Assim, se mantém próximo dos artistas e da cena musical, como um ‘guerrilheiro cultural’, buscando o melhor da música brasileira.

E, em setembro, o projeto recebe três artistas: Tom Canhoto, cantor, músico e compositor de João Pessoa, recém chegado em São Paulo, o também compositor mineiro Malungo e o poeta Gilberto Brás, os dois últimos, advindos do circuito da zona leste.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso

Recital de abertura: Gilberto Brás
Data: Sexta-feira, dia 23
Hora: 19 horas

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura