Cultura: Campanha ‘Adote um Monumento’ será lançada nesta terça-feira

Cerimônia será realizada na Sala São Paulo, às 19 horas

ter, 13/07/2004 - 8h52 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de preservar, valorizar e proteger obras e monumentos de elevado valor artístico, histórico e cultural, localizados a céu aberto e sob risco de vandalismo e furtos, a Secretaria de Estado da Cultura e a Federação dos Amigos do Museu do Brasil (FAMBRA) lançam hoje, às 19 horas, na Sala São Paulo, a campanha nacional EU AMO O BRASIL – ADOTE UM MONUMENTO.

Trata-se de uma ação conjunta entre Governo, organizações sem fins lucrativos – Ordem dos Advogados do Brasil/São Paulo e União dos Vereadores de São Paulo – e a iniciativa privada. Durante o evento, serão entregues certificados de “Guardiões do Patrimônio Histórico Nacional” a dez brasileiros que se destacaram como cidadãos atuantes no campo da responsabilidade social e cultural. Será feita ainda uma homenagem póstuma a Aparício Basílio, fundador da Federação de Amigos de Museus do Brasil.

São Paulo é o primeiro Estado do País a adotar a iniciativa. A meta é despertar na população a consciência para que cada cidadão cuide dos monumentos culturais. O papel do voluntário será o de defensor e divulgador da idéia e até indicar pessoas ou empresas que queiram adotar um monumento ou participar do projeto. Como símbolo nacional da campanha foi escolhido o Duque de Caxias e, em São Paulo, o Monumento das Bandeiras.

Lançamento da Campanha
EU AMO O BRASIL – ADOTE UM MONUMENTO
Terça-feira, dia 13, às 19 horas

Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes s/n

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.