Cultura: Brodowski promove a Semana Portinari

Evento realizado até 22 de agosto terá exposições de pintura, práticas de ateliê e gincanas culturais

qui, 15/08/2002 - 9h08 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estimular e divulgar a produção artística em Brodowski, o Museu Casa de Portinari promove a Semana Portinari, de 15 a 22 de agosto, em parceria com a prefeitura local.

A programação é diversificada, abrangendo as manifestações da arte em suas várias linguagens, sendo o ponto alto aquelas relacionadas às artes plásticas. Entre as atividades previstas estão exposições, concurso de pintura em tela e mural, encontro de artistas plásticos, práticas de ateliê e gincanas culturais.

O Museu Casa de Portinari é mantido pela Secretaria de Estado da Cultura e está instalado na residência onde o pintor viveu durante toda a infância e parte da adolescência, em sua terra natal – Brodowski, cidade de pequeno porte localizada na região de Ribeirão Preto.

Seu acervo é constituído por pinturas murais, nas técnicas de afresco e têmpera, com temática predominantemente sacra. Além das salas de exposição, também dispõe de sala de pesquisa com vasto material sobre o artista, constituído por livros, revistas, vídeos, catálogos e artigos de jornais, inclusive em outros idiomas. Regularmente, são promovidos cursos e ateliês de artes plásticas.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (16) 3664-4284 ou pessoalmente, na sede do museu, localizada na Praça Cândido Portinari, 298.