Cultura: Boris Schnaiderman é destaque da Casa das Rosas em março

Boris é tradutor, escritor e crítico literário

sex, 11/02/2005 - 16h25 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abriu inscrições na última quarta (9), a partir das 13 horas, para novos cursos e seminários. A programação inclui palestra de Boris Schnaiderman, oficina de soneto de Glauco Mattoso, cursos sobre Machado de Assis, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges, por Clenir Bellezi de Oliveira, além de vários poetas apresentados na série Poesia Aperitivo, por Frederico Barbosa, diretor do espaço.

A estrela do mês é Boris Schnaiderman, tradutor, escritor e crítico literário, que abre o ciclo “Como e Porque Sou Leitor”, no dia 15 de março. O objetivo do ciclo é ter sempre uma palestra de um nome importante da intelectualidade. Além de sua própria contribuição em ensaios e livros sobre literatura, Schnaiderman é fundador do Curso de Língua e Literatura Russa na Universidade de São Paulo e um dos mais importantes tradutores de F. Dostoievski, L. Tolstói e A. Tchécov no Brasil.

A outra série literária chama-se “Cursos de Março” e oferece aulas sobre clássicos da literatura. Durante todo o mês, serão discutidos Machado de Assis, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges.

As aulas começam no dia 2 de março. A grade inclui, cinco aulas, de duas horas cada, dadas pela professora Clenir Bellezi de Oliveira. O primeiro dia é uma introdução ao autor, nos demais, discute-se um pouco mais de sua obra. No caso de Fernando Pessoa, depois da introdução, aborda-se um heterônimo em cada aula. Machado de Assis segue o modelo: apresentado o escritor, quatro de seus contos serão discutidos nas demais aulas. Nos encontros sobre Borges, serão discutidos traços da vida e da obra do escritor.

Na “Oficina de Soneto”, o poeta Glauco Mattoso ensina a praticar os fundamentos da versificação lusófona, que é quando o poema segue o cânone em todos os quesitos, para que cada autor possa ignorar as normas caso queira fazer uma ruptura.

A relação imagem-palavra é a proposta da oficina “A imagem da imagem – Poética oriental & fotografia”. Neste curso, Valdir Peyceré fala sobre a importância da imagem contida no texto e as possibilidades literárias de uma fotografia. A oficina dará destaque para as obras concisas: epigrama, poema breve, tanka e haicai.

A série “Poesia Aperitivo” é um bate-papo rápido sobre poesia, durante o horário de almoço. Conduzidas pelo professor Frederico Barbosa, há aulas em todos os dias úteis de março. Na primeira semana, o poeta é Luís Vaz de Camões. Os demais são: Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo, que encerra a programação.

A Casa das Rosas mantém, ainda, o ciclo “Histórias no Casarão” e as Oficinas de Criação Poética. Dedicado ao público infantil, Histórias no Casarão, reúne todo final de semana autores e atores para contar história que vão desde as publicações disponíveis nas livrarias aos clássicos do folclore brasileiro. A Oficina de Criação Poética, sempre aos sábados, prevê aperfeiçoar as técnicas de poesia dos que se arriscam nesta área. É dividida em dois módulos, sendo que o segundo é exclusivo para quem já fez o primeiro.

A casa foi reaberta em dezembro com um acervo de 35 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003). As atividades são voltadas para leitura e pesquisa, além da biblioteca circulante especializada em poesia e uma livraria da Imprensa Oficial. O espaço oferece também para consulta as primeiras edições autografadas de livros de Octavio Paz e João Cabral de Melo Neto, que pertenceram à biblioteca de Haroldo, e respeitadas traduções, também dele, do inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo, hebraico, chinês e japonês, além dos contos da Divina Comédia, em que Haroldo trabalhava pouco antes de morrer.

Programação de Março na Casa das Rosas
Inscrições: cursos e oficinas, até 1/3. Taxa: R$ 10,00
Palestra com Boris Schnaiderman. Até 14/3. Grátis
Poesia Aperitivo, sem inscrições. Grátis
História no Casarão, sem inscrições. Grátis

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia
Av. Paulista, 37, Paraíso, Tel.: (11) 3285-6986
Aberto de terça a domingo das 10h às 18h. Entrada franca

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.