Cultura: Bibliotecas municipais ganham coleções de livros sobre história

Secretaria da Cultura e a Editora Paz e Terra irão doar os seis primeiros volumes da Coleção São Paulo

seg, 02/06/2003 - 10h10 | Do Portal do Governo

A Editora Paz e Terra, uma das mais antigas do Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, vai doar os seis primeiros volumes da Coleção São Paulo a todas as bibliotecas municipais das cidades paulistas com mais de cinco mil habitantes, e às 700 escolas estaduais de ensino médio. O projeto editorial, um dos mais recentes da editora, é de responsabilidade da historiadora Paula Porta. Trata de temas marcantes e do cotidiano da história da capital. Serão 1,3 mil doações.

A Coleção São Paulo, dirigida ao grande público, abrange diversas áreas de conhecimento e formas literárias, sendo editada tanto com obras clássicas, esgotadas há décadas, como trabalhos inéditos. Cada livro traz uma apresentação que situa o leitor a respeito da importância e dados do tema enfocado, além de notas explicativas e a biografia do autor. As imagens e o tipo gráfico, utilizados no interior, na capa e nas orelhas das obras, são iguais aos da época retratada ou ao período em que a coleção foi lançada.

Treze livros

O lançamento comercial da Coleção São Paulo será no dia 9 , no prédio do Banespa, um dos mais famosos do centro da cidade. A série terá ao todo 13 livros. Os outros sete estarão prontos até outubro, para venda normal e doação. A Editora Paz e Terra atua no mercado editorial há mais de 50 anos e seu escritório fica na Rua Barão do Triunfo, perto da Estação da Luz.

A doação é uma iniciativa que tem por objetivo estimular a leitura, aumentar o acesso a essas obras e divulgar a história paulistana, democratizando informação e literatura, uma das metas da Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa tem apoio cultural do Ministério da Cultura e do Grupo Financeiro Santander-Banespa.

SERVIÇO
Coleção São Paulo
São Paulo antigo – 1554 a 1910 (Antonio Egydio Martins)
São Paulo dos meus amores (Afonso Schmith)
São Paulo dos primeiros anos (Afonso d’Escragnolle Taunay)
A gripe espanhola (Cláudio Bertoli Filho)
Casamento e família (Alzira Lobo de Arruda Campos)
A ronda da meia-noite (Sílvio Floreal)

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(AM)